A Prefeitura de João Alfredo, representada pelo prefeito Zé Martins (PSB), assinou na manhã desta sexta-feira (5), na sede do CONIAPE – Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteira, em Caruaru, a carta de intenção de compra da vacina contra a Covid-19 de forma consorciada, a fim de acelerar o processo de imunização na Cidade Feliz. Zé Martins foi recebido pelo secretário executivo Allan Kardec e o presidente do consórcio Romero Leal, prefeito das Vertentes, que também assinou o compromisso de aquisição da vacina para o povo daquela cidade.
Segundo Martins, “o importante é termos o maior número de vacinas para a população joãoalfredense. Assim poderemos voltar ao nosso normal e recuperar a economia. Caso o governo federal aprove, mas não queira comprar, João Alfredo e o CONIAPE estão prontos para fazer essa aquisição direta”, afirmou o prefeito, frisando que o país está vivendo a pandemia há um ano e que o objetivo desta compra consorciada de vacinas é somar esforços visando o bem estar da população.
Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que estados e municípios podem comprar e fornecer vacinas contra a Covid-19 caso o Plano Nacional de Vacinação seja descumprido ou não haja vacinas suficientes para imunizar a população.
Também na última semana, o Senado aprovou projeto de lei que autoriza estados, municípios e o setor privado a adquirirem vacinas contra a Covid-19. O texto permite que os compradores assumam a responsabilidade civil pela imunização, o que abre caminho para a entrada de novas variedades de vacina no país. O projeto prevê que, caso haja falha na vacinação, os municípios podem comprar e receber reembolso do governo federal.