Carinhosamente chamada de “Cidade Feliz”, João Alfredo se destaca no ciclo carnavalesco do Agreste Setentrional de Pernambuco pela autenticidade e pluralidade de suas manifestações culturais, que passeiam pelo empolgante frevo, blocos estilizados, blocos estudantis e seus tradicionais grupos de caboclinhos, bois, burricas e variadas troças. Uma festa onde o folião é rei e a rua é do povo, uma confraternização na qual as mais diversas sonoridades são vivenciadas em todas os recantos da cidade.
Neste ano, a Prefeitura de João Alfredo se prepara para, mais uma vez, fazer jus a essa grande festa. Entre os dias 9 e 13 de fevereiro, a Praça Manuel Cavalcanti, no Bairro Boa Vista, transformar-se-á no “Espaço da Folia”, espalhando alegria para toda a cidade. Tudo no clima de “Magia do Carnaval”, tema escolhido pelos artistas Tony Araújo e Lili Gomes, responsáveis diretos pela decoração da “Cidade Feliz” por ocasião de eventos promovidos pela municipalidade.
Explica o arquiteto Tony Araújo que a ornamentação deste ano valoriza os tipos mais festejados no tríduo momesco que são o Pierrô, a Colombina, palhaços e máscaras. Nas ruas e praças centrais de João Alfredo os foliões sentir-se-ão como se estivessem num grande espaço carnavalesco, rodeados de figuras tradicionais para possíveis sessões fotográficas. “A Praça Calombi, por exemplo concentramos as máscaras; na Praça Padre Cícero pierrôs, adereços e serpentinas; na Rua Coronel José Ferreira os estandartes, e assim por diante”, frisou Tony, fazendo questão de enfocar os esforços de toda a equipe de artistas locais e o constante apoio da prefeita Maria Sebastiana.
Mocreias
Os festejos carnavalescos de João Alfredo serão iniciados na noite da próxima sexta-feira (9) com a saída do tradicional Bloco das Mocreias, constituído de jovens travestidos de mulheres, com a participação de paredões-de-som e orquestra de frevos.
A programação restante ainda não foi anunciada pela Prefeitura Municipal, mas tudo leva a crer que as atrações repetirão o sucesso das folias anteriores. Seba-se que a edilidade receberá boa ajuda do Governo do Estado, através da Fundarpe. O blog também não foi ainda informado acerca da figura a ser homenageada.