Durante sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (7), a vereadora Joanna Amélia (PSB) lembrou a passagem do Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta data. Na tribuna da Casa Dr. Arsênio Meira Vasconcelos a edil enfocou a atual situação do setor de Saúde no país e no município, sugerindo possíveis soluções para os problemas.
Frisou que o maior problema da saúde mundial, hoje, é a depressão. Joanna afirmou que a depressão tem tratamento e o primeiro passo é conversar sobre o assunto. Essa é a proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Dia Mundial da Saúde. A doença, segundo a entidade, afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida, causa angústia e interfere na capacidade de o paciente fazer até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia.
“No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio, segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, segundo a OMS”, destacou a edil, que também é odontóloga. “Ainda assim, a depressão pode ser prevenida e tratada. Uma melhor compreensão sobre o que é a doença e como ela deve ser prevenida e tratada pode ajudar a reduzir o estigma associado à condição, além de levar mais pessoas a procurar ajuda”, completou a vereadora, sob a atenção de todos que prestigiaram a sessão legislativa.