Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (9), o vereador Alexandre Mendes (PTB) usou a tribuna para anunciar que nas eleições vindouras não tentará a reeleição para mais um mandato parlamentar na Câmara Municipal de João Alfredo. Alexandre é filho do ex-prefeito Sebastião Mendes, que recentemente foi lançado como pré-candidato majoritário do grupo liderado pela atual prefeita Maria Sebastiana (PSD).
Ao justificar sua desistência à reeleição, o vereador disse que concentrará todos os seus esforços visando a vitória do seu pai, que tentará chegar à prefeitura de João Alfredo pela quinta vez. “Gostei bastante da função de vereador, principalmente em colaborar com o desenvolvimento da nossa terra e ajudar aos mais necessitados. Mas, após combinar com minha família, resolvi não disputar a reeleição e ajudar aos colegas pré-candidatos a vereador do nosso grupo político e à pré-candidatura do meu pai a prefeito”, explicou o edil.
A atitude de Alexandre Mendes foi elogiada por colegas de bancada, a exemplo de Adriano Santos (PSD) e Júnior de Dezim (PSD). Apesar de eleito pelo PTB e não disputar a reeleição, Alexandre, a exemplo do seu pai Sebastião Mendes, filiar-se-ão ao PSD, atendendo o apelo da prefeita Maria Sebastiana.
Em João Alfredo, não é comum os integrantes de um partido aceitarem candidatos a vereador parentes de candidatos majoritários. Caso forcem a barra para a tal prática, os candidatos majoritários correm o risco de verem seus proporcionais “cruzarem os braços” e se preocuparem apenas com suas eleições. No entanto, essas candidaturas de parentes nas eleições proporcionais e majoritárias ocorrem em várias localidades.