Nos dias 11 e 12 do corrente mês, Brasília-DF vivenciou a 5ª Marcha das Margaridas, com a participação de milhares de mulheres oriundas de todas as regiões do país. Mais uma vez as “margaridas” reafirmaram pelas ruas da Capital Federal a luta por um desenvolvimento sustentável, pautado na democracia, justiça, autonomia , igualdade e liberdade.
A secretária especial a Mulher de João Alfredo, Solange Chaves, participou do evento e o considerou de grande importância para mudar a sociedade das discriminações, do preconceito, do machismo e da violência contra a mulher. “Temos que sair da nossa zona de conforto e irmos às ruas e falar para que todos ouçam nossas reivindicações e nossos pedidos de justiça, para termos uma vida digna e com segurança”, pontuou Solange.
Segundo a secretária, o evento foi revestido de sucesso do início ao final, proporcionando aos participantes a demonstração de que estão mobilizadas quando se trata do tema igualdade de gênero e respeito aos direitos humanos.
Ela elenca conquistas das marchas anteriores como as unidades móveis de combate à violência contra a mulher, que levam “informação, defensoria pública, atendimento à saúde, possibilidade de se tirar documentos, como a certidão de nascimento dos filhos e o enfrentamento de situações de agressão às mulheres”, reforça.
Outra conquista considerada fundamental para ela, é o Pronaf Mulher (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar Mulher). “Antes dele, o investimento era destinado somente para quem possuía a titularidade da propriedade e assim as mulheres, depois de as margaridas reivindicarem foi criado o Pronaf Mulher e agora elas também recebem o financiamento para produzir”.
Acrescenta que quando se melhora a vida das mulheres, tudo melhora na família e também na vida dos homens. “Por isso temos a compreensão da necessidade de políticas que esclareçam melhor o papel da mulher na sociedade, mostrando que homens e mulheres juntos mudarão a realidade e construirão o novo”, defende.
Solange e a deputada Erika Kokay
“Quero agradecer às palavras e incentivos que me fortaleceram nessa grande luta que é a vida. Obrigada à deputada federal distrital Erika Kokay e também a prefeita Maria Sebastiana por ter me proporcionado essa oportunidade.” Finalizou Solange.