O município de João Alfredo receberá entre os dias 4 e 8 de julho, a caravana de cirurgias de cataratas da Fundação Altino Ventura (FAV). A ação faz parte do Projeto Catarata, que percorre os municípios pernambucanos com triagem de pacientes e procedimentos cirúrgicos. Além do município sede, o projeto também vai contemplar Feira Nova, Bom Jardim e Orobó. De acordo com o cronograma da FAV, serão realizados mais de 130 procedimentos em um unidade médica móvel que ficará instalada na Unidade Mista Joana Amélia Cavalcanti.
A Secretaria de Saúde de João Alfredo ainda disponibilizará salas de recepção, de enfermagem, de exames complementares, para consultório médico e de insumos. “Toda a estrutura necessária está pronta para receber os pacientes”, adiantou a secretária da pasta, Márcia Almeida. O grupo de trabalho será formado por 14 profissionais da Fundação Altino Ventura e 08 da Secretaria Municipal de Saúde. “O trabalho em parceria é de fundamental importância, pois possibilita a ampliação da prestação de serviço”, destacou a secretária.
Saiba Mais – A catarata é uma doença ocular extremamente comum, principalmente nas pessoas idosas, que é provocada pela opacificação parcial ou total do cristalino, a lente natural dos nossos olhos. É uma doença de evolução lenta e progressiva, sendo, atualmente, a principal causa de perda de visão no mundo. Cerca de 160 milhões de pessoas em todo o planeta sofrem de catarata em algum grau. Dentre a população com mais de 65 anos, quase metade dos indivíduos tem catarata. Apesar de ser uma causa comum de cegueira, felizmente, a catarata tem cura e pode ser corrigida através de cirurgia. Mesmo os pacientes com casos de catarata avançada podem voltar a enxergar após a cirurgia. (Blog do Agreste)