Faleceu na tarde de hoje (25), aos 65 anos, o músico e animador cultural Edval Anastácio de Souza – “Durval do Sax”, figura bastante estimada na comunidade joãoalfredense.
Durval do Sax, era casado com a professora Cristina Souza e pai de Aguinaldo ,Aguida e Aguinaira, natural de João Alfredo, foi músico desde os 14 anos de idade, através dos incentivos e ensinamentos do saudoso Mestre Alexandre. Declarava-se como um apaixonado pela arte musical e participou das corporações euterpinas formadas em João Alfredo ao longo de quase cinco décadas. Nas décadas de 80 e 90 comandou várias orquestras que animaram os carnavais realizados no Clube Municipal de João Alfredo.
Sua relação com o Carnaval começou desde criança, quando acompanhava as orquestras e batucadas, além das troças e caboclinhos, pelas ruas da cidade. “Eu ficava encantado com as habilidades dos músicos e a animação das pessoas, acompanhando os bonecos do Zé e da Zefa Pereira pelas ruas de nossa cidade”, frisava Durval, lamentando que hoje não exista espaço para o frevo, porque as bandas de hoje não tocam nada que seja da terra.
“Eu chego a ter medo que esta festa de carnaval que João Alfredo e o próprio Estado realizaram durante tanto tempo ao som do frevo se transforme num festival de ritmos estranhos à nossa cultura. Antigamente o frevo era tocado nas rádios durante todo o ano, mas agora nem na época carnavalesca a gente quase nem ouve a execução de um sucesso tipicamente carnavalesco”, lamentou o músico, em entrevista ao blog no ano de 2014, quando foi o homenageado do Carnaval de João Alfredo.
O corpo de Durval foi encaminhado para o IML- Recife e após a liberação prevista para amanhã (26), será velado em sua residência, na Rua da Cadeia, previsto o sepultamento para sexta-feira (27), às 9 horas, no Cemitério de São José, em João Alfredo.