Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura Municipal de João Alfredo (PMJA), por meio da Secretaria de Saúde, empossou dez Agentes Comunitários de Saúde (ACS) aprovados através de seleção pública realizada no ano anterior. O resultado final havia sido homologado no dia 29 de dezembro de 2017, conforme previsto em edital. Os agentes vão atuar nas áreas (urbanas e rurais) atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “São novos servidores que chegam para somar com a equipe da secretaria. O trabalho do agente de saúde é indispensável e muito importante na prevenção de doenças. Estamos otimistas para um trabalho de qualidade”, comentou a secretária da pasta, Márcia Almeida. Após a posse, na Secretaria de Administração, os novos ACS participaram de um introdutório com a equipe da Atenção Básica.
Saiba Mais – A organização dos agentes comunitários de saúde proporcionou a edição do Decreto Federal de no 3.189/99, que fixa as diretrizes para o exercício de suas atividades e, posteriormente a profissão de ACS foi criada pela Lei nº 10.507, de 10 de julho de 2002, que define seu exercício como exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde e sob a supervisão do gestor local em saúde. O profissional Agente Comunitário de Saúde realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizada em domicílios ou junto às coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS; estende, também, o acesso da população às ações e serviços de informação, de saúde, promoção social e de proteção da cidadania. (Blog do Agreste)