O sol causticante da manhã desta segunda-feira (7) foi um integrante a mais do desfile cívico-estudantil que a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de João Alfredo promoveu, comemorando o o 193º aniversário da independência do Brasil. A parada contou com as presenças das principais escolas da comunidade, das redes estadual, particular e municipal.
A prefeita Maria Sebastiana (PSD) abriu o desfile pontualmente às 8h00, no palanque oficial armado em frente à igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, no cruzamento das ruas Coronel José Ferreira da Silva e João Pereira de Moura, no bairro Boa Vista. Estavam presentes, dentre outros, os vereadores Zeca Falcão, David Santos, Adriano Santos, José Silvino e Walque Dutra; secretários Alessandra Santos, Rodrigo Lima, Josevaldo Santana, Solange Chaves e Severino Souza; João Marcelo (ex-gerente do Banco do Brasil) e André Lima (diretor de Saúde).
As apresentações das escolas participantes enfocaram o evento histórico ocorrido no dia 7 de setembro de 1822, quando o país livrou-se do julgo português. Muitos educandários, inclusive, preferiram se unir a outros, mostrando pelotões com professores e funcionários.
Pelo visto, as alegorias e coloridos serão exibidos no desfile comemorativo ao aniversário da emancipação política do município, previsto para o dia 10 de outubro próximo. Mas, no geral, o desfile de hoje foi participativo, tanto das escolas quanto do povo que disse presente na Rua Coronel José Ferreira da Silva.
Conforme o previsto, o cortejo estudantil terminou por volta das 11h00, com a apresentação da Corporação Musical 10 de Julho e não houve pronunciamento por parte das autoridades presentes.
Destaque para o palanque bem ornamentado a cargo do professor Lulão Santos e o cerimonial executado pelo publicitário Jessé.