O Bloco das “Mocreias”, composto por homens travestidos de mulheres, mais uma vez abrirá alas para a folia joãoalfredense, na noite da sexta-feira (13), saindo da Rua Cel. José Ferreira e aportando no Espaço da Folia, na Praça Manuel Cavalcanti, bairro Boa Vista, após desfilar pelas principais ruas da “Cidade Feliz”.
Informa o organizador da agremiação, Walque Dutra, que neste ano está sendo esperada a participação de mais de 100 “mocreias”, que arrastarão uma multidão de foliões durante o tradicional cortejo momesco, puxados por orquestra-de-frevos e paredão-de-som. Ao chegar ao palco do Espaço da Folia, os brincantes participarão de um concurso para a escolha da “mocreia mais caracterizada”, seguindo-se um baile popular com a banda Swing 100 Vergonha.
O bloco das “Mocreias” conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Alfredo e de alguns segmentos do comércio local, tendo o comerciante e vereador Walque Dutra como fundador e diretor.
O mais badalado bloco de carnaval de rua de João Alfredo, originou-se de uma brincadeira de rapazes reunidos na “sexta-feira gorda” no final da Rua Cel. José Ferreira da Silva, no ano de 2006, nas proximidades da casa comercial do hoje vereador Walque, onde as mulheres não podiam participar do bloco, para que as “mocreias” (homens vestidos de mulheres), não tivessem concorrência.
Sob os olhares divertidos e irônicos de algumas pessoas, esses irreverentes rapazes, alguns encabulados pelos trajes que vestiam, saíram pelas ruas da cidade. Nos anos que se seguiram, o “Bloco das Mocreias”, foi ganhando mais adeptos, transformando-o no maior de todos os blocos.