Itapemirim vai retomar linha de ônibus Timbaúba – São Paulo, via Surubim

A nova Itapemirim-Suzantur, de Santo André (SP) anunciou a retomada em massa de mais 28 linhas de ônibus interestaduais. O foco nessa fase de reinício das operações de linhas, que tinham sido paralisadas pelas antigas administrações, é a região Nordeste. Uma das linhas a ser retomada é a de Timbaúba – São Paulo (via Surubim).

Os serviços ocorrem por meio de arrendamento judicial, autorizado em 21 de setembro de 2022, e as retomadas estão sendo feitas de forma gradativa desde 4 de março de 2023. De acordo com o diretor operacional da nova Itapemirim-Suzantur, Júlio César de Assis, em entrevista ao site Diário do Transporte, com esse lote, o total de linhas reativadas passa para 101, o que significa 84,15% de toda a malha operacional correspondente a Itapemirim-Kaissara. 

“É a continuidade desse processo de implantação de retomada e expansão das nossas operações. Fizemos a comunicação formal a ANTT da reativação de mais 28 linhas com ênfase no Norte e Nordeste neste mês de outubro de 2024. As datas precisas serão informadas, de acordo com as liberações da agência. Com isso serão 101 linhas reativadas num rol de 823 mercados atendidos, que já representa 84,15% de toda a sua malha operacional”, destacou Assis.

Segundo o diretor operacional, a frota soma agora 202 ônibus e o crescimento tem sido como esperado. “É importante lembrar que em 4 de novembro de 2024 a Suzantur fará 20 meses de operação à frente desse projeto de reestruturação das linhas, guichês, marca e da imagem da Itapemirim. Durante esse tempo a empresa já soma 202 ônibus na sua frota operacional. Em menos de dois anos estamos retomando um atendimento que abriga uma história de mais de 70 anos”, explicou o gestor. 

Para Assis, os serviços têm sido bem avaliados pelos passageiros. “A retomada está sendo feita de maneira consciente, com os pés no chão e de maneira acertada, no ritmo esperado. Por esse motivo, o crescimento tem sido sustentado e cada vez mais passageiros em todo o Brasil estão voltando a andar de Itapemirim. São ônibus novos, zero quilômetro, ou seminovos, frota com qualidade, motoristas e demais colaboradores treinados para atender bem. A satisfação sobre o nosso serviço supera as demais empresas, e isso fica claro pela procura cada vez maior pela nova Itapemirim-Suzantur, mesmo com outras empresas fazendo trechos semelhantes”, complementou.

De acordo com a nova Itapemirim-Suzantur, passa a operar algumas linhas aqui para o estado de Pernambuco, são elas: Salvador – Recife (via Palmares); Timbaúba – São Paulo (via Surubim); São Paulo – Serra Talhada (via Floresta) e Salvador – Recife (via Paulo Afonso BR-423).

OPERAÇÃO POR ARRENDAMENTO

Desde 4 de março de 2023, a transportadora turística Suzantur opera por meio de arrendamento as linhas que eram autorizadas viações Itapemirim e Kaissara, do grupo Itapemirim, que teve a falência decretada pelo juiz João de Oliveira Rodrigues Filho, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo, no dia 21 de setembro de 2022.

Na mesma decisão da falência, o magistrado autorizou o arrendamento das linhas e estruturas, como guichês, com o objetivo de angariar recursos para os credores do Grupo Itapemirim, uma vez que a Suzantur se comprometeu a repassar 1,5% da receita de vendas de passagem, com garantia de R$ 200 mil fixos por mês. Em valores atualizados, as dívidas do grupo Itapemirim são de R$ 2,69 bilhões, contando débitos tributários, trabalhistas com bancos e financiamento e com fornecedores.

Confira a matéria publicada pelo site Diario do Transporte

Fonte: Com informações do site Diario do Transporte