Dos 623 estudantes do ensino médio de 112 países que participam da 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, do nome em inglês), que ocorre pela primeira vez no Brasil, apenas 65 são representantes do sexo feminino. A equipe que representa o Brasil na IMO 2017 é integrada somente por rapazes: André Yuji Hisatsuga, 17 anos, e Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 18 anos, de São Paulo; Bruno Brasil Meinhart, 16 anos, e George Lucas Alencar, 18 anos, do Ceará; João César Campos Vargas, 19 anos, de Minas Gerais; e Davi Cavalcanti Sena, 17 anos, de Pernambuco. O Brasil teve uma medalhista na IMO, a cearense Larissa Lima, em 2002.
De acordo com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que organiza o evento no país, a proporção baixa de mulheres tem se mantido nos últimos anos. Para estimular o aumento da participação feminina, o Impa sugeriu à IMO a criação do troféu IMPA Meninas Olímpicas, que será incorporado à olimpíada já neste ano e entregue às cinco participantes do sexo feminino que mais contribuírem para a pontuação de suas equipes no certame.
A IMO 2017 foi aberta na última segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, e será encerrada no próximo sábado (22), quando os vencedores serão conhecidos e haverá a cerimônia de premiação. No domingo (23), as delegações deixarão o país. Ontem (18) e hoje (19) foram dias de prova, realizadas em ambiente fechado, a fim de garantir a concentração das equipes. São ao todo seis questões. Cada uma pode ter, no máximo, sete pontos. Segundo informou o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, a pontuação perfeita é 42, “para quem gabarita”.
Continua…