Personagem marcante da música joãoalfredense, Durval do Sax é o homenageado desta edição do Carnaval de João Alfredo. Com muita justiça, a prefeita Maria Sebastiana escolheu esta pessoa dinâmica e bastante querida na “Cidade Feliz”.
O músico receberá um troféu das mãos da chefe da edilidade municipal na solenidade de abertura dos festejos carnavalescos, marcada para a noite de sábado de Zé Pereira (dia 1º), no palco instalado no “Corredor da Folia”, na Rua Cel. José Ferreira da Silva.
Edval Anastácio de Souza – Durval do Sax, 63 anos, casado, natural de João Alfredo, é músico desde os 14 anos de idade, através dos incentivos e ensinamentos do saudoso Mestre Alexandre. Declara-se como um apaixonado pela arte musical e participou das corporações euterpinas formadas em João Alfredo ao longo de quase cinco décadas. Nas décadas de 80 e 90 comandou várias orquestras que animaram os carnavais realizados no Clube Municipal de João Alfredo.
Duy e Durval
Sua relação com o Carnaval começou desde criança, quando acompanhava as orquestras e batucadas, além das troças e caboclinhos, pelas ruas da cidade. “Eu ficava encantado com as habilidades dos músicos e a animação das pessoas, acompanhando os bonecos do Zé e da Zefa Pereira pelas ruas de nossa cidade”, frisa Durval, lamentando que hoje não existe espaço para o frevo, porque as bandas de hoje não tocam nada que seja da terra.
“Eu chego a ter medo que esta festa que João Alfredo e o próprio Estado realizaram durante tanto tempo ao som do frevo se transforme num festival de ritmos estranhos à nossa cultura. Antigamente o frevo era tocado nas rádios durante todo o ano, mas agora nem na época carnavalesca a gente quase nem ouve a execução de um sucesso tipicamente carnavalesco”, lamenta o músico.
Para o carnaval deste ano, Durval comandará uma das orquestras que puxarão as saídas dos blocos na “Cidade Feliz”. Gaba-se, apesar de ainda estar se recuperando de uma recente intervenção cirúrgica, de ter esta disposição para a arte musical.
Durval e o maestro Pepê Mateus
Bastante entusiasmado Durval compôs um frevo especialmente para a folia em sua homenagem, com arranjos a cargo do maestro Pepê Mateus. “Tomara que esta juventude ao menos pare um pouquinho para ouvir o frevo, prestigiando, desta forma, nossa grande tradição cultural”, desejou o laureado.
Para a prefeita de João Alfredo, Maria Sebastiana (PTB), Durval trás na sua arte musical a alegria e a espontaneidade que são também a marca do Carnaval no município. “Homenagear Durval é mais do que reconhecer a dedicação desse músico. É uma oportunidade para população se aproximar um pouco mais e conhecer melhor sua trajetória, músicas e a importância dele para a cultura da cidade”, ressalta Maria Sebastiana.