21 de abril é o 111.º dia do ano no calendário gregoriano (112.º em anos bissextos). Faltam 254 para acabar o ano.
-
753 a.C. — Data tradicional da fundação de Roma por Rômulo.
-
43 a.C. — Batalha de Mutina: Marco Antônio é novamente derrotado em batalha por Aulo Hírcio, que é morto. Antônio não consegue capturar Mutina e Décimo Bruto é assassinado pouco tempo depois.
-
1506 — Massacre de Lisboa, que durou três dias, termina com a morte de 2000 pessoas, lançadas em fogueiras, acusadas por “suspeita de praticar o judaísmo”.
-
1509 — Henrique VIII sobe ao trono da Inglaterra após a morte de seu pai, Henrique VII.
-
1526 — O último governante da dinastia Lodi, Ibrahim Lodi é derrotado e morto por Babur na Primeira batalha de Panipate.
Continua…
-
1782 — A cidade de Rattanakosin, hoje conhecida internacionalmente como Bancoque, é fundada na margem oriental do rio Chao Phraya pelo rei Buda Yodfa Chulaloke.
-
1792 — Tiradentes, um revolucionário que liderou um movimento para a independência do Brasil, é enforcado e esquartejado.
-
1809 — Dois corpos do exército austríaco são expulsos de Landshut por um exército do Primeiro Império Francês liderado por Napoleão no primeiro dia da Batalha de Eckmühl.
-
1836 — Revolução do Texas: Batalha de San Jacinto: as forças da República do Texas, sob o comando de Sam Houston, derrotam as tropas do general mexicano Antonio López de Santa Anna.
-
1863 — Bahá’u’lláh, Profeta da Fé Bahá’í, declarou sua missão a seus companheiros em Bagdá, no Jardim de Ridván.
-
1898 — Guerra Hispano-Americana: a Marinha dos Estados Unidos inicia o bloqueio dos portos de Cuba. Enquanto que o Congresso dos Estados Unidos emite uma declaração de guerra em 25 de abril e declara que o estado de guerra existiu a partir desta data.
-
1914 — Incidente Ypiranga: um carregamento de armas da Alemanha para o México é interceptado pela Marinha dos Estados Unidos perto de Veracruz.
-
1918 — Primeira Guerra Mundial: o piloto de caça alemão Manfred von Richthofen, mais conhecido como “O Barão Vermelho”, é abatido e morre quando sobrevoava Vaux-sur-Somme, na França.
-
1948 — Aprovada a Resolução 47 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
-
1960 — Brasília, capital do Brasil, é inaugurada oficialmente. Às 09:30 horas, os três poderes da República são simultaneamente transferidos da antiga capital, Rio de Janeiro.
-
1962 — Inauguração da Exposição Mundial de Seattle (Century 21 Exposition). É a primeira exposição mundial nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial.
-
1967 — Ditadura dos coronéis: poucos dias antes da eleição geral na Grécia, o coronel George Papadopoulos comanda um golpe de Estado e estabelece um regime militar que irá durar sete anos.
-
1975 — Guerra do Vietnã: o presidente do Vietnã do Sul, Nguyễn Văn Thiệu, foge de Saigon, quando cai Xuan Loc, o último posto avançado sul-vietnamita que impedia um ataque direto norte-vietnamita a Saigon.
-
1985 — Ayrton Senna, piloto brasileiro, vence a primeira de suas 41 vitórias na Fórmula 1. A vitória aconteceu em Estoril, Portugal.
-
1989 — Protesto na Praça da Paz Celestial em 1989: em Pequim, cerca de 100 000 estudantes se reúnem na Praça Tiananmen para comemorar a reforma chinesa comandada por Hu Yaobang.
-
1992 — As primeiras descobertas de planetas extra-solares são anunciadas pelos astrônomos Aleksander Wolszczan e Dale Frail. Eles descobriram dois planetas orbitando o pulsar PSR 1257 + 12.
-
1993 — O Supremo Tribunal em La Paz, Bolívia, condena o ex-ditador Luis García Meza Tejada a 30 anos de prisão sem liberdade condicional por assassinato, roubo, fraude e violação da Constituição.
-
2002 — Jean-Marie Le Pen, da Frente Nacional, derrota Lionel Jospin, e se classifica para o 2º turno das eleições francesas de 2002. “21 de abril” é agora uma expressão referente à eliminação de um candidato favorito já no 1º turno.
-
2009 — UNESCO e Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciam oficialmente o lançamento da Biblioteca Digital Mundial.
-
2010 — Assinado em Kharkiv, Ucrânia, o controverso Pacto de Kharkiv pelo presidente ucraniano, Víktor Yanukóvytch e o presidente russo, Dmitri Medvedev; foi rescindido unilateralmente pela Rússia em 31 de março de 2014.
-
2011 — Síria revoga o estado de emergência em vigor há 48 anos em resposta aos protestos que ocorrem em todo o país.