15 de dezembro é o 349.º dia do ano no calendário gregoriano (350.º em anos bissextos). Faltam 16 dias para acabar o ano.
- 384 — É eleito o Papa Sirício, 38º papa, que sucedeu ao Papa Dâmaso I.
- 533 — Guerra Vândala: o general bizantino Belisário derrota os vândalos, comandados pelo rei Gelimero, na Batalha de Tricamaro.
- 687 — É eleito o Papa Sérgio I, 84º papa, que sucedeu ao Papa Cónon.
- 1025 — Constantino VIII, torna-se o único imperador do Império Bizantino, 63 anos depois de ser coroado co-imperador.
- 1161 — Guerras Jin–Sung: oficiais militares conspiram contra o imperador Wanyan Liang da dinastia Jin da China depois de uma derrota militar na Batalha de Caishi e assassinam o imperador em seu acampamento.
- 1256 — As forças mongóis sob o comando de Hulagu Cã entram e destroem a fortaleza da Ordem dos Assassinos no Castelo de Alamute (atualmente no Irã) como parte de sua ofensiva no sudoeste islâmico da Ásia.
- 1640 — João IV é coroado rei de Portugal na restauração do trono contra o domínio espanhol.
- 1745 — Na Batalha de Kesselsdorf na Segunda Guerra da Silésia, as tropas prussianas da Velha Dessau, triunfam sobre a Áustria e Inglaterra sobre o comando de Rutowski. Os vencedores chegam em Dresden dois dias depois.
- 1791 — Nos Estados Unidos a Carta dos Direitos entra oficialmente em vigor.
- 1806 — Napoleão Bonaparte invade Varsóvia, na Polônia.
- 1831 — Fundação do Corpo de Municipais Permanentes, futura Polícia Militar do Estado de São Paulo.
- 1840 — Os restos mortais de Napoleão Bonaparte são exposto no Palácio dos Inválidos de Paris.
- 1862 — Final da Batalha de Fredericksburg, na Guerra Civil Americana.
- 1869 — A República de Ezo, de curta duração, é proclamada na área de Ezo no Japão. É a primeira tentativa de estabelecer uma democracia no Japão.
- 1891 — James Naismith inventa o basquetebol.
- 1899 — As forças do Exército britânico são derrotadas na Batalha de Colenso em Natal, África do Sul, a terceira e última batalha travada durante a semana negra da Segunda Guerra dos Bôeres.[1]
- 1903 — O vendedor de carrinhos de comida ítalo-americano Italo Marchiony recebe uma patente nos Estados Unidos por inventar uma máquina que faz casquinhas de sorvete.[2]
- 1914 — Primeira Guerra Mundial: o exército sérvio recaptura Belgrado do invasor exército austro-húngaro.
- 1917 — Primeira Guerra Mundial: é assinado um armistício entre a Rússia e as Potências Centrais.
- 1918 — João do Canto e Castro, ministro da Marinha, é nomeado presidente interino do 16.º governo republicano, em substituição de Sidónio Pais assassinado no dia anterior.
- 1939 — E o Vento Levou tem sua estreia no Loew’s Grand Theatre em Atlanta, Geórgia, Estados Unidos.
- 1941 — O Holocausto na Ucrânia: as tropas alemãs assassinam mais de 15 000 judeus em Drobytsky Yar, uma ravina a sudeste da cidade de Carcóvia.
- 1942
- Segunda Guerra Mundial: Batalha do Monte Austen, batalha travada entre as Forças Militares dos Estados Unidos e do Império do Japão.
- Segunda Guerra Mundial: início da Batalha do Monte Austen, do Cavalo Galopante e do Cavalo-marinho durante a Campanha de Guadalcanal.
- 1945 — Ocupação do Japão: O General Douglas MacArthur ordena que o Xintoísmo seja abolido no Japão.
- 1959 — Criada a SUDENE com o objetivo de promover o desenvolvimento dos estados do nordeste brasileiro, atualmente estendido à região conhecida como polígono das secas.
- 1960
- Uma comissão, liderada por Oswaldo Cordeiro de Farias chegou ao Rio de Janeiro, trazendo corpos dos soldados brasileiros mortos, na segunda guerra mundial, exumados no cemitério na cidade de Pistoia, Itália.
- O rei Mahendra do Nepal suspende a constituição do país, dissolve o parlamento, demite o gabinete e impõe o governo direto.
- 1961 — Adolf Eichmann é condenado à morte após ser considerado culpado por um tribunal israelense de 15 acusações criminais, incluindo acusações de crimes contra a humanidade, crimes contra o povo judeu e participação em uma organização ilegal.
- 1965 — Projeto Gemini: Gemini VI-A, com tripulação de Wally Schirra e Thomas Stafford, é lançada de Cabo Kennedy, na Flórida. Quatro órbitas depois, atinge o primeiro encontro espacial, com a Gemini VII.
- 1970
- Fim das transmissões da TV Excelsior, às 17 h 56 min.
- A sonda soviética Venera 7 pousa com sucesso em Vênus. É o primeiro pouso suave bem-sucedido em outro planeta.
- 1973
- A Associação Americana de Psiquiatria vota 13-0 para remover a homossexualidade de sua lista oficial de transtorno mental, o DSM-II.
- John Paul Getty III, neto do bilionário norte-americano J. Paul Getty, é encontrado vivo perto de Nápoles, na Itália, após ser sequestrado por uma gangue italiana em 10 de julho.
- 1976 — Samoa é admitida como Estado-Membro da ONU.
- 1978 — O presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, anuncia que os Estados Unidos reconhecerão a República Popular da China e cortarão relações diplomáticas com a República da China (Taiwan).
- 1981 — Um carro-bomba suicida visando a embaixada iraquiana em Beirute, Líbano, destrói a embaixada e mata 61 pessoas, incluindo o embaixador do Iraque no Líbano. O ataque é considerado o primeiro atentado suicida moderno.
- 1994
- A República de Palau é admitida como Estado-Membro da ONU.
- Navegador web Netscape Navigator 1.0 é lançado.
- 2000 — O terceiro reator da Usina Nuclear de Chernobil é desligado.
- 2001 — A Torre Inclinada de Pisa reabre após 11 anos e US$ 27 000 000 gastos para estabilizá-la, sem consertar sua famosa inclinação.
- 2005 — Entra em serviço o Lockheed Martin F-22 Raptor na Força Aérea dos Estados Unidos.
- 2006
- Inaugurado o Complexo Cultural da República João Herculino na Esplanada dos Ministérios, Brasília, desenhado por Oscar Niemeyer.
- 2008 — A Azul Linhas Aéreas faz seu voo inaugural, de Campinas, São Paulo a Salvador, Bahia
- 2011 — Após oito anos de ocupação, as tropas dos Estados Unidos deixam o território do Iraque.
- 2013 — A Guerra Civil Sul-Sudanesa começa quando os líderes da oposição, Dr. Riek Machar, Pagan Amum e Rebecca Nyandeng, votam para boicotar a reunião do Conselho de Libertação Nacional em Nyakuron.
- 2014 — Um atirador toma 18 reféns dentro de um café em Martin Place por 16 horas em Sydney. O autor do sequestro e dois reféns são mortos quando a polícia invade o café na manhã seguinte.