25 de novembro é o 329.º dia do ano no calendário gregoriano (330.º em anos bissextos). Faltam 36 dias para acabar o ano.
- 571 a.C. — Sérvio Túlio, rei de Roma, comemora um triunfo por sua vitória sobre os etruscos.
- 1034 — Rei Malcolm II da Escócia, morre. Seu neto, Duncano, herda o trono.
- 1120 — Naufrágio do Barco Branco, onde morre Guilherme Adelino, Duque da Normandia, herdeiro do Rei Henrique I de Inglaterra.
- 1177 — Rei Balduíno IV de Jerusalém e Reinaldo de Châtillon derrotam o Sultão Saladino do Egito e Síria na Batalha de Monte Gisardo.
- 1491 — O cerco de Granada, a última fortaleza moura na Espanha, termina com o Tratado de Granada.
- 1487 — Elizabeth de York é coroada Rainha da Inglaterra.[1]
- 1510 — Conquista portuguesa de Goa: as forças navais portuguesas sob o comando de Afonso de Albuquerque e mercenários locais que trabalham para o corsário Timoja conquistam Goa do sultanato de Bijapur, resultando em 451 anos de domínio colonial português.
- 1783 — Guerra Revolucionária Americana: as últimas tropas britânicas deixam a cidade de Nova York três meses após a assinatura do Tratado de Paris.
- 1795 — Partições da Polônia: Rei e Grão-Duque Estanislau II Augusto, o último rei da Polônia independente e também último grão-duque da Lituânia, é forçado a abdicar e é exilado na Rússia.
- 1875 — O Reino Unido adquire o controle do Canal do Suez, por meio da compra de 176 602 ações ao Egito.
- 1889 — O governo britânico entrega uma nota ao governo português protestando pela decisão de Portugal de considerar os territórios entre Angola e Moçambique como dependentes da soberania portuguesa.
- 1897 — A Espanha concede autonomia política e administrativa a Porto Rico.
- 1905 — O príncipe Carl da Dinamarca chega à Noruega para se tornar o rei Haakon VII da Noruega.[2]
- 1915 — Albert Einstein apresenta as equações de campo da relatividade geral para a Academia de Ciências da Prússia.
- 1917
- Primeira Guerra Mundial: as forças alemãs derrotam o exército português de cerca de 1 200 homens em Negomano, na fronteira entre os atuais Moçambique e Tanzânia.
- Primeira Guerra Mundial: Batalha de Cambrai: a maior parte dos avanços efetuados pela força blindada britânica são perdidos devido aos contra-ataques alemães.
- 1918 — Voivodina, antiga terra da coroa austro-húngara, proclama sua separação da Áustria-Hungria para se juntar ao Reino da Sérvia.
- 1925 — Em Portugal é extinto o Ministério do Trabalho.
- 1935 — Estado de Sítio é aprovado pelo Congresso Nacional do Brasil.[3]
- 1936 — Em Berlim, Alemanha e Japão assinam o Pacto Anticomintern, concordando em consultar medidas “para salvaguardar seus interesses comuns” no caso de um ataque não provocado da União Soviética contra qualquer nação. O pacto é renovado no mesmo dia, cinco anos depois, com signatários adicionais.
- 1940
- Segunda Guerra Mundial: O navio Patria explode e afunda-se no porto de Haifa, Palestina, na sequência de uma sabotagem efetuada por vários membros da organização sionista Irgun Zvai Leumi para impedir que seja utilizado pelos britânicos para deportar judeus palestinianos.
- Segunda Guerra Mundial: primeiros voos do De Havilland DH 98 “Mosquito” e do Martin B-26 Marauder.
- 1941 — Segunda Guerra Mundial: a Croácia adere ao Pacto Anticomintern. A Dinamarca é forçada a assiná-lo.
- 1943 — Segunda Guerra Mundial: aprovação pelo comando supremo aliado do plano da Operação Shingle que prevê um desembarque no setor de Anzio, de detrás das linhas alemãs.
- 1947 — A Nova Zelândia ratifica o Estatuto de Westminster e, portanto, torna-se independente do controle legislativo do Reino Unido.
- 1952 — A peça de mistério e assassinato de Agatha Christie, The Mousetrap, estreia em Londres após uma estreia em Nottingham, Reino Unido. Ao longo dos anos se tornará a peça há mais tempo encenada na história do teatro.[4]
- 1958 — O Sudão Francês ganha autonomia como membro autônomo da Comunidade Francesa.
- 1960 — As irmãs Mirabal da República Dominicana são assassinadas.
- 1964 — Guerra Colonial: o Comité de Libertação da OUA reconhece o MPLA como único representante do povo angolano.
- 1966 — Aprovação do atual Código Civil Português.
- 1970 — No Japão, o escritor Yukio Mishima e um compatriota cometem seppuku ritualístico após uma tentativa frustrada de golpe de Estado.
- 1973 — Geórgios Papadópulos, chefe do Regime Militar dos Coronéis na Grécia, é deposto em um golpe de Estado, liderado pelo brigadeiro-general Dimitris Ioannidis.
- 1974 — Assinatura, em Argel, entre Portugal e o MLSTP, de um acordo para a independência de São Tomé e Príncipe.
- 1975
- Suriname ganha Independência do Reino dos Países Baixos.
- Em Portugal, Golpe de 25 de Novembro de 1975, uma tentativa de golpe militar, e subsequente contra-golpe, que põe fim ao PREC.
- 1981 — O Papa João Paulo II nomeia o cardeal Joseph Ratzinger (o futuro Papa Bento XVI), prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
- 1984 — Trinta e seis músicos de ponta se reúnem em um estúdio de Notting Hill e gravam “Do They Know It’s Christmas?”, da Band Aid, a fim de arrecadar dinheiro para o alívio da fome na Etiópia.
- 1986 — A Ponte do Rei Fahd é inaugurada oficialmente no Golfo Pérsico.
- 1986 — Caso Irã-Contras: o procurador-geral dos Estados Unidos, Edwin Meese, anuncia que os lucros das vendas de armas secretas ao Irã foram desviados ilegalmente para os rebeldes anticomunistas Contras na Nicarágua.
- 1992 — A Assembleia Federal da Tchecoslováquia vota pela divisão do país em República Tcheca e Eslováquia, a partir de 1º de janeiro de 1993.
- 1999 — Um garoto cubano de 5 anos, Elián González, é resgatado por pescadores enquanto flutuava em uma câmara de pneu na costa da Flórida.
- 2003 — Furto do badalo do Sino da Independência do Brasil.
- 2008 — O ciclone Nisha atinge o norte do Sri Lanka, matando 15 pessoas e desabrigando outras 90 000, enquanto ataca a região com a maior precipitação em nove décadas.
- 2018 — A guarda costeira do Serviço Federal de Segurança russo ataca e apreende três navios ucranianos que tentavam passar do mar Negro para o mar de Azov através do estreito de Querche.[5]
- 2019 — Várias centenas de diamantes e joias, com valor estimado em mais de um bilhão de euros, são roubadas de um museu em Dresden, Alemanha.