21 de novembro é o 325.º dia do ano no calendário gregoriano (326.º em anos bissextos). Faltam 40 dias para acabar o ano.
- 164 a.C. — Judas Macabeu, filho de Matatias da família dos asmoneus, restaura o Templo em Jerusalém. Este evento é comemorado todos os anos pelo festival de Chanucá.
- 235 — O Papa Antero sucede Ponciano como o décimo nono papa. É martirizado durante as perseguições do imperador Maximino Trácio.
- 1237 — Riazã é conquistada pelos mongóis, liderados por Batu Cã após alguns dias de cerco.
- 1676 — O astrônomo dinamarquês Ole Rømer apresenta as primeiras medidas quantitativas da velocidade da luz.
- 1783 — Em Paris, Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent d’Arlandes, fazem o primeiro voo de balão de ar quente sem corda.
- 1851 — Guerra do Prata: em Montevidéu, os representantes do Império do Brasil, Uruguai, Entre Rios e Corrientes assinaram um tratado de aliança tendo como objetivo “libertar o povo argentino da opressão que suporta sob o domínio tirânico do Governador Rosas”. Os aliados decidiram dividir suas forças em duas: uma multinacional – com a formação do Grande Exército Aliado de Libertação e uma segunda força do Exército Brasileiro.[1]
- 1877 — Thomas Edison anuncia sua invenção do fonógrafo, uma máquina que pode gravar e tocar som.
- 1900 — As pinturas de Claude Monet são apresentadas na galeria Durand-Ruel em Paris.[2]
- 1905 — O artigo de Albert Einstein que leva à fórmula da equivalência massa–energia, E = mc², é publicado na revista Annalen der Physik.
- 1910 — Marinheiros a bordo dos navios de guerra do Brasil, incluindo o Minas Geraes, São Paulo e Bahia, se rebelam violentamente no que é hoje conhecido como a Revolta da Chibata.
- 1918 — A Bandeira da Estônia, anteriormente usada por ativistas pró-independência, é formalmente adotada como a bandeira nacional da República da Estônia.
- 1920 — Guerra de Independência da Irlanda: em Dublin, 31 pessoas morrem no que ficou conhecido como “Domingo Sangrento”.
- 1942 — A conclusão da Estrada do Alasca é comemorada. A estrada do Alasca é popularmente (mas não oficialmente) considerada parte da rodovia Pan-americana.
- 1945 — República da Guatemala é admitida como Estado-Membro da ONU.
- 1953 — O Museu de História Natural de Londres anuncia que o crânio do “Homem de Piltdown”, inicialmente considerado um dos mais importantes crânios de hominídeos fossilizados já encontrados, é uma farsa.
- 1959 — O disc jockey americano Alan Freed, que popularizou o termo “rock and roll” e música desse estilo, é demitido da rádio WABC-AM por alegações de que ele havia participado do escândalo do jabaculê.
- 1962 — O Exército de Libertação Popular chinês declara um cessar-fogo unilateral na Guerra sino-indiana.
- 1964 —
- Concílio Vaticano II: O decreto Orientalium ecclesiarum, foi aprovado.
- A ponte Verrazano-Narrows é aberta ao tráfego. Na época, é a ponte suspensa mais extensa do mundo.
- 1969 — A primeira conexão permanente da ARPANET é estabelecida entre a Universidade da Califórnia em Los Angeles e o SRI International.
- 1970 — O governador português da Guiné-Bissau determina o início da operação “Mar Verde”, com a finalidade de capturar ou mesmo eliminar os líderes do PAIGC, então aquartelados em Conacri.
- 1986 — Decretado o Plano Cruzado II (veja História do Brasil).
- 1990 — A Nintendo lança o jogo Super Mario World da Super Nintendo.
- 1995 — O Acordo de Dayton é assinado na Base Aérea de Wright-Patterson, perto de Dayton, Ohio, encerrando três anos e meio de guerra na Bósnia e Herzegovina.
- 1995 — A Rareware lança o jogo Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest da Super Nintendo.
- 2002 — A OTAN convida a Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia a se tornarem membros.
- 2006 — O político libanês anti-sírio e ministro do governo Pierre Amine Gemayel é assassinado no subúrbio de Beirute.
- 2017 — Robert Mugabe renunciou formalmente ao cargo de presidente do Zimbabwe, após trinta e sete anos no cargo.
- 2019 — A Tesla lança o Tesla Cybertruck. Uma gafe ocorre durante o evento de lançamento quando suas janelas “inquebráveis” quebram.[3]
- 2022 — Terremoto de magnitude 5,6, na ilha indonésia de Java, mata pelo menos 318 pessoas e deixa mais de 7 729 feridas.[4]