3 de novembro é o 307.º dia do ano no calendário gregoriano (308.º em anos bissextos). Faltam 58 dias para acabar o ano.
- 361 — O imperador romano Constâncio II morre de febre em Mopsuéstia, na Cilícia. No leito de morte, é batizado e declara seu primo Juliano, sucessor legítimo.
- 644 — Omar ibne Alcatabe, o segundo califa muçulmano, é assassinado por um escravo persa em Medina.
- 1333 — As inundações do rio Arno causam grandes danos em Florença, como registrado pelo cronista florentino Giovanni Villani.
- 1468 — Liège é saqueada pelas tropas de Carlos, Duque da Borgonha.
- 1493 — Cristóvão Colombo avista pela primeira vez a ilha de Dominica no Mar do Caribe.
- 1534 — O Parlamento inglês aprova o primeiro Ato de Supremacia, tornando o Rei Henrique VIII chefe da Igreja Anglicana, suplantando o papa e a Igreja Católica.
- 1793 — A dramaturga, jornalista e feminista francesa Olympe de Gouges é guilhotinada.
- 1783 — O Exército Continental norte-americano é dissolvido.
- 1821 — Independência da Nicarágua.
- 1838 — The Times of India, o jornal diário de maior circulação em língua inglesa do mundo, é fundado como The Bombay Times e Journal of Commerce.
- 1867 — Giuseppe Garibaldi e seus seguidores são derrotados na Batalha de Mentana e não conseguem acabar com o poder temporal do Papa Pio IX em Roma (isso seria alcançado três anos depois).
- 1881 — Começa a revolta mapuche de 1881 no Chile.
- 1887 — É fundada a Associação Académica de Coimbra, a mais antiga associação de estudantes de Portugal, sendo também fundada a AAC-OAF, o mais antigo clube de futebol em atividade na Península Ibérica.
- 1891 — Golpe de Três de Novembro: O Presidente Deodoro da Fonseca manda fechar o Congresso e decreta estado de sítio, após a aprovação de uma lei que permitia o impeachment do presidente dos Estados Unidos do Brasil. Júlio de Castilhos é deposto da presidência (como então eram chamados os governadores) do estado do Rio Grande do Sul.
- 1898 — A França retira suas tropas de Fachoda (atual Sudão), encerrando o Incidente de Fachoda.
- 1903 — Com o incentivo dos Estados Unidos, o Panamá se separa da Colômbia.
- 1911 — A Chevrolet entra oficialmente no mercado automobilístico em concorrência com o Ford Model T.
- 1918
- Áustria-Hungria entra no Armistício de Villa Giusti com os Aliados, e o império governado pelos Habsburgos se dissolve.
- A Revolução Alemã de 1918-1919 começa quando 40 000 marinheiros assumem o porto de Kiel.
- 1920 — Guerra Civil Russa: O Exército Russo se retira para a Crimeia, após uma ofensiva bem-sucedida do Exército Vermelho e do Exército Insurgente Revolucionário da Ucrânia.[1]
- 1930 — Getúlio Vargas torna-se chefe do Governo Provisório no Brasil após um golpe sem derramamento de sangue em 24 de outubro.
- 1932 — Panagis Tsaldaris torna-se o 142º primeiro-ministro da Grécia.
- 1935 — Jorge II da Grécia recupera seu trono através de um plebiscito popular.[2]
- 1936 — Franklin D. Roosevelt é eleito presidente dos Estados Unidos.
- 1942 — Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha de Koli Point durante a Campanha de Guadalcanal e termina em 12 de novembro.
- 1943 — Segunda Guerra Mundial: quinhentos aviões da Oitava Força Aérea dos Estados Unidos devastam o porto de Wilhelmshaven na Alemanha.
- 1944 — Segunda Guerra Mundial: Dois comandantes supremos da Revolta Nacional Eslovaca, os generais Ján Golian e Rudolf Viest, são capturados, torturados e posteriormente executados pelas forças alemãs.[3]
- 1946 — A Constituição do Japão é adotada com o consentimento do Imperador Showa.
- 1949 — Guerra Civil Chinesa: Ocorre a Batalha da Ilha de Dengbu.
- 1956
- Crise de Suez: Os assassinatos de Khan Yunis pelas Forças de Defesa de Israel em Gaza, controlada pelo Egito, resultam na morte de 275 palestinos.
- Revolução Húngara: Um novo governo húngaro é formado, no qual muitos membros de partidos não-comunistas proibidos participam. János Kádár e Ferenc Münnich formam um contra-governo em Moscou enquanto as tropas soviéticas se preparam para o ataque final.
- 1957 — Laika se torna o primeiro ser vivo a entrar em orbita espacial a bordo do Sputnik 2.
- 1964 — Lyndon B. Johnson é eleito para um mandato completo como presidente dos EUA.
- 1967 — Guerra do Vietnã: início da Batalha de Dak To.
- 1969 — Guerra do Vietnã: o presidente dos Estados Unidos Richard M. Nixon se dirige à nação na televisão e no rádio, pedindo à “maioria silenciosa” que se junte a ele em solidariedade aos esforços da Guerra do Vietnã e apoie suas políticas.[4]
- 1973 — Programa Mariner: a NASA lança o Mariner 10 em direção a Mercúrio. Em 29 de março de 1974, torna-se a primeira sonda espacial a atingir esse planeta.
- 1975 — Syed Nazrul Islam, A. H. M. Qamaruzzaman, Tajuddin Ahmad e Muhammad Mansur Ali, políticos de Bangladesh e partidários do Sheikh Mujibur Rahman, são assassinados na Cadeia Central de Daca.
- 1978 — Dominica obtém sua independência do Reino Unido.
- 1979 — Massacre de Greensboro: cinco membros do Partido dos Trabalhadores Comunistas são mortos a tiros e sete são feridos por um grupo da Ku Klux Klan e neonazistas durante o comício “Morte ao Klan” em Greensboro, Carolina do Norte, Estados Unidos.
- 1982 — O incêndio do túnel de Salang, no Afeganistão, mata de 150 a 2 000 pessoas.
- 1986
- Os Estados Federados da Micronésia conquistam a independência dos Estados Unidos.
- Caso Irã-Contra: a revista libanesa Ash-Shiraa relata que os Estados Unidos têm vendido secretamente armas ao Irã para garantir a libertação de sete reféns norte-americanos mantidos por grupos pró-iranianos no Líbano.
- 1988 — Mercenários tâmeis do Sri Lanka tentam derrubar o governo das Maldivas. A pedido do presidente Maumoon Abdul Gayoom, os militares indianos reprimem a rebelião em 24 horas.
- 1992 — O governador democrata do Arkansas, Bill Clinton, derrota o presidente republicano George H. W. Bush e o candidato independente Ross Perot nas eleições presidenciais de 1992 nos Estados Unidos.
- 1995 — Teve início o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (PROER), permitindo ao Banco Central do Brasil a utilização de recursos públicos para organizar e garantir a aquisição ou fusão de bancos e outras instituições financeiras em dificuldades.
- 1997 — Os Estados Unidos impõem sanções econômicas contra o Sudão em resposta aos abusos dos direitos humanos de seus próprios cidadãos e sua assistência material e política a grupos extremistas islâmicos em todo o Oriente Médio e África Oriental.[5]
- 2014 — Inaugurado oficialmente o One World Trade Center. É o substituto das Torres Gêmeas do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, depois de ter sido atacada por dois aviões durante os ataques de 11 de setembro.
- 2020
- A eleição presidencial dos Estados Unidos de 2020 ocorre entre o democrata Joe Biden e o presidente republicano Donald Trump. Em 7 de novembro, Biden foi declarado vencedor.
- A Guerra do Tigré começa com os rebeldes tigrínios lançando ataques aos centros de comando etíopes.[6]
- Furacão Eta atinge a Nicarágua como furacão de categoria 4, matando mais de 200 pessoas.[7]
- Atentado no campus da Universidade de Cabul, Afeganistão, mata 35 pessoas e fere 50 outras.[8]
- 2022 — Tentativa de assassinato de Imran Khan, ex-primeiro-ministro do Paquistão, resulta na morte de uma pessoa e deixa outras nove feridas.[9]
- 2023 — Um terremoto de magnitude 6,4 atinge a região de Jajarkot, no Nepal, deixando mais de 150 mortos.[10]