2 de setembro é o 245.º dia do ano no calendário gregoriano (246.º em anos bissextos). Faltam 120 dias para acabar o ano.
- 44 a.C.
- Faraó Cleópatra VII do Egito declara seu filho cogovernante como Ptolemeu XV Cesarião.
- Cícero lança a primeira das suas Filípicas sobre Marco Antônio. Fará 14 delas nos meses seguintes.
- 31 a.C. — Última Guerra Civil da República Romana: Batalha de Áccio: no litoral ocidental da Grécia, as forças de Otaviano derrotam as tropas de Marco Antônio e Cleópatra.
- 1192 — Assinado o Tratado de Jafa entre Ricardo I da Inglaterra e Saladino, levando ao fim da Terceira Cruzada.
- 1649 — A cidade italiana de Castro é completamente destruída pelas forças do Papa Inocêncio X, pondo fim às Guerras de Castro.
- 1666 — O Grande Incêndio de Londres irrompe e arde durante três dias, destruindo 10 mil edifícios, incluindo a antiga Catedral de São Paulo.
- 1752 — A Grã-Bretanha, juntamente com suas possessões no exterior, adota o calendário gregoriano.
- 1789 — É fundado o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.
- 1792 — Durante o que ficou conhecido como os Massacres de Setembro da Revolução Francesa, multidões enfurecidas massacram três bispos católicos, mais de duzentos padres e prisioneiros que se acredita serem simpatizantes do monarquismo.
- 1806 — Um enorme deslizamento de terra destrói a cidade de Goldau, na Suíça, matando 457.
- 1807 — A Marinha Real Britânica bombardeia Copenhague com bombas incendiárias e foguetes de fósforo para impedir que a Dinamarca entregue sua frota a Napoleão.
- 1822 — Nesse dia, Maria Leopoldina, reunida com o Conselho de Estado, assinou o decreto da Independência do Brasil.
- 1856 — O incidente de Tianjing ocorre em Nanjing, China.
- 1859 — O Evento Carrington é a tempestade geomagnética mais forte já registrada.[1]
- 1866 — Guerra do Paraguai: a Batalha de Curupaiti foi a maior derrota da Tríplice Aliança em toda a guerra, cujo confronto envolveu cerca de 25 000 soldados.
- 1870 — Napoleão III é capturado na Guerra franco-prussiana.
- 1862 — Guerra Civil Americana: o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln relutantemente restaura o general da União George B. McClellan ao comando total após a derrota desastrosa do general John Pope na Segunda Batalha de Bull Run.
- 1864 — Guerra Civil Americana: As forças da União entram em Atlanta, um dia depois dos defensores confederados fugirem da cidade, encerrando a Campanha de Atlanta.
- 1867 — Mutsuhito, Imperador Meiji do Japão, casa-se com Masako Ichijō, posteriormente conhecida como Imperatriz Shōken.
- 1870 — Guerra Franco-Prussiana: Batalha de Sedan: As forças prussianas tomam Napoleão III da França e 100 000 de seus soldados como prisioneiros.
- 1898 — Batalha de Ondurmã: tropas britânicas e egípcias derrotam tribos sudanesas e estabelecem o domínio britânico no Sudão.
- 1923 — Massacre de Kantō: Em meio a rumores de que os coreanos vinham conduzindo atos de sabotagem após o Grande Terremoto de Kantō de 1923, linchamentos de japoneses começam a massacrar milhares de civis ao longo de várias semanas, principalmente minorias étnicas como coreanos e chineses.
- 1935 — O Furacão do Dia do Trabalho, o furacão mais intenso que atingiu os Estados Unidos, atinge Long Key, Flórida, matando pelo menos 400 pessoas.
- 1939
- Segunda Guerra Mundial: após o início da invasão da Polônia no dia anterior, a Cidade Livre de Danzigue (atual Gdansk, Polônia) é anexada pela Alemanha Nazista.
- Começam os primeiros conselhos políticos e diplomáticos da Segunda Guerra Mundial pelos responsáveis ao ataque à Polônia. O Brasil, a Espanha e a República da Irlanda declaram neutralidade.
- 1944 — Ocorre a última execução de um finlandês na Finlândia quando o soldado Olavi Laiho é executado a tiro em Oulu.[2]
- 1945
- Segunda Guerra Mundial: o combate termina no Teatro do Pacífico: a ata de rendição do Japão é assinada pelo ministro do Exterior japonês Mamoru Shigemitsu e aceito a bordo do navio de guerra USS Missouri na Baía de Tóquio.
- O Vietnã declara sua independência, formando a República Democrática do Vietnã, após o fim da dinastia Nguyễn.
- 1946 — É formado o Governo Interino da Índia, liderado por Jawaharlal Nehru como vice-presidente com poderes de primeiro-ministro.
- 1958 — Um Lockheed RC-130 Hércules da Força Aérea dos Estados Unidos é abatido por caças sobre a Armênia ao entrar no espaço aéreo soviético enquanto conduzia uma missão secreta. Todos os membros da tripulação são mortos.[3]
- 1960 — A primeira eleição do Parlamento tibetano no exílio. A comunidade tibetana observa esta data como o Dia da Democracia.
- 1968
- Proferido o discurso do deputado federal Márcio Moreira Alves que desencadearia o endurecimento do Regime Militar com a edição do AI-5.
- Início da Operação OUA durante a Guerra Civil da Nigéria.
- 1969 — Dois computadores trocam dados em um teste da rede militar experimental Arpanet, marcando o nascimento da Internet, a rede mundial de computadores.
- 1970 — NASA anuncia o cancelamento de duas missões Apollo para a Lua, Apollo 15 (a designação é reutilizada para uma missão posterior) e Apollo 19.
- 1980 — Jo-Ann (asteroide 2316) é descoberto por Edward Bowell.
- 1985 — Guerra Civil do Sri Lanka: Políticos tâmeis do Sri Lanka e ex-deputados M. Alalasundaram e V. Dharmalingam são mortos a tiros.[4]
- 1990 — A Transnístria é proclamada unilateralmente como república soviética; o presidente soviético Mikhail Gorbachev declara a decisão nula e sem efeito.
- 1992 — Um terremoto de 7,7 Mw na Nicarágua afetou a costa oeste, este terremoto desencadeou um tsunami que causou a maior parte dos danos e vítimas, com pelo menos 116 mortos.[5]
- 1998 — O voo Swissair 111 cai perto de Peggy’s Cove, Nova Escócia; todas as 229 pessoas a bordo morrem.
- 2008 — Google lança seu navegador Google Chrome.
- 2010 — Conflito Israel-Palestina: as conversações de paz israelo-palestinianas de 2010 são lançadas pelos Estados Unidos.[6]
- 2018 — O Museu Nacional do Brasil é destruído por um incêndio, com a perda de mais de 90% da coleção do museu.
- 2019 — Incêndio a bordo de barco fretado perto da ilha de Santa Cruz, na Califórnia, deixa pelo menos 25 mortos e outros nove desaparecidos.