4 de julho é o 185.º dia do ano no calendário gregoriano (186.º em anos bissextos). Faltam 180 dias para acabar o ano.
- 362 a.C. — Batalha de Mantineia: os tebanos, liderados por Epaminondas, derrotam os espartanos.
- 414 — O imperador Teodósio II, aos 13 anos de idade, cede o poder a sua irmã mais velha, Élia Pulquéria, que reinou como regente e se proclamou imperatriz (Augusta) do Império Romano do Oriente.
- 836 — Pacto de Sicardo, tratado de paz entre o Principado de Benevento e o Ducado de Nápoles, é assinado.
- 993 — Ulrico de Augsburgo é canonizado como santo.
- 1054 — Uma supernova é observada pelos chineses da Dinastia Song e possivelmente pelos povos ameríndios próximo à estrela ζ Tauri. Permanece, durante meses a fio, brilhante o suficiente para ser vista durante o dia. Seus restos formam a Nebulosa do Caranguejo.
- 1187 — Cruzadas: o sultão Saladino do Egito e da Síria derrota os cruzados comandados por Guido de Lusignan na Batalha de Hatim.
- 1456 — Guerras otomano-húngaras: começa o cerco de Nándorfehérvár (Belgrado).
- 1610: Os russos e seus aliados suecos sofrem derrota na Batalha de Klushino na Guerra Polaco-Russa. Isto tem consequências para o czar Vasily IV, que é deposto pouco depois.
- 1776 — Revolução Americana: a Declaração de Independência dos Estados Unidos é adotada pelo Segundo Congresso Continental.
- 1802 — Em West Point, Nova York, é inaugurada a Academia Militar dos Estados Unidos.
- 1803 — Expansão territorial dos Estados Unidos da América: A Compra da Luisiana é anunciada ao povo dos Estados Unidos.
- 1837 — Inauguração na Grã-Bretanha da Grand Junction Railway entre Birmingham e Liverpool, a primeira ferrovia de longa distância do mundo.
- 1862 — Lewis Carroll conta a Alice Liddell uma história que se transformaria em Alice no País das Maravilhas e suas sequências.
- 1863
- Guerra Civil Americana: Cerco de Vicksburg: Vicksburg, Mississippi se rende às forças dos Estados Unidos sob o comando de Ulysses S. Grant após 47 dias de cerco.
- Guerra Civil Americana: o Exército da Virgínia do Norte se retira do campo de batalha após perder a Batalha de Gettysburg, sinalizando o fim da invasão confederada do território estadunidense.
- 1879 — Guerra Anglo-Zulu: a capital da Zululândia, Ulundi, é capturada pelas tropas britânicas e totalmente queimada, encerrando a guerra e forçando o rei Cetshwayo a fugir.
- 1892 — A Samoa Ocidental muda a Linha Internacional de Data, fazendo com que a segunda-feira (4 de julho) ocorra duas vezes, resultando em um ano com 367 dias.
- 1894 — A breve República do Havaí é proclamada por Sanford B. Dole.
- 1898
- Santos Dumont voa em Paris a bordo do seu primeiro balão o Brésil.
- Na rota de Nova Iorque para Le Havre, o SS La Bourgogne colide com outro navio e afunda na costa da Ilha Sable, com a perda de 549 vidas.
- 1903 — Oficialmente encerrada a Guerra Filipino-Americana.
- 1914 — O funeral do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia ocorre em Viena, seis dias após seus assassinatos em Saraievo.
- 1918
- Primeira Guerra Mundial: a Batalha de Hamel, um ataque bem-sucedido do Corpo Australiano contra posições alemãs perto da cidade de Le Hamel, Somme, na Frente Ocidental.
- Mehmed V morre aos 73 anos e o sultão otomano Mehmed VI ascende ao trono.
- Os bolcheviques matam o czar Nicolau II da Rússia e sua família (data do calendário juliano).
- 1927 — Primeiro voo do Lockheed Vega.
- 1934 — Leó Szilárd patenteia o projeto de reação em cadeia que mais tarde seria usado na bomba atômica.
- 1937 — É inaugurado o Estádio Adelmar da Costa Carvalho, em uma partida dos Clássicos das Multidões, onde o Sport vence o Santa Cruz com o placar de 6 x 5
- 1941 — Tropas nazistas massacram cientistas e escritores poloneses na cidade ucraniana de Lviv.
- 1942 — Segunda Guerra Mundial: o cerco de 250 dias de Sebastopol na Crimeia termina quando a cidade cai para as forças do Eixo.
- 1943 — Segunda Guerra Mundial: a Batalha de Kursk, a maior batalha em larga escala da história e a maior batalha de tanques do mundo, começa na vila de Prokhorovka.
- 1945 — O cruzador brasileiro Bahia explode durante um exercício de treinamento no Oceano Atlântico, com apenas um pequeno número de sobreviventes sendo resgatados dias depois.
- 1946 — Após 381 anos de domínio colonial quase contínuo por várias potências, as Filipinas alcançam total independência dos Estados Unidos.
- 1950 — Guerra Fria: primeira transmissão da Radio Free Europe.
- 1951 — William Shockley anuncia a invenção do transistor de junção bipolar.
- 1959 — Maria Esther Bueno se torna a primeira pessoa de nacionalidade brasileira a vencer um Grand Slam de tênis, no Torneio de Wimbledon.
- 1961 — Em sua viagem inaugural, o submarino soviético K-19, movido a energia nuclear, sofre uma perda completa de refrigerante em seu reator. A tripulação consegue efetuar reparos, mas 22 deles morrem de envenenamento por radiação nos dois anos seguintes.
- 1976 — Comandos israelenses atacam o aeroporto de Entebbe, em Uganda, resgatando todos, com exceção de quatro, dos passageiros e a tripulação de um avião da Air France sequestrado por terroristas palestinos.
- 1994 — Genocídio ruandês: Kigali, a capital ruandesa, é capturada pela Frente Patriótica Ruandesa, pondo fim ao genocídio na cidade.
- 1997 — A nave não tripulada da NASA, Mars Pathfinder, pousa em Marte e mostra as primeiras imagens da superfície do planeta vermelho.
- 1998 — O Japão lança a sonda Nozomi a Marte, juntando-se aos Estados Unidos e à Rússia como nação exploradora do espaço.
- 2002 — Um Boeing 707 cai perto do Aeroporto Internacional Bangui M’Poko em Bangui, República Centro-Africana, matando 28 pessoas.[1]
- 2004 — A pedra fundamental da Freedom Tower é colocada no local do World Trade Center em Nova Iorque.
- 2005 — O Impactor Deep Impact atinge o cometa Tempel 1.
- 2009 — A coroa da Estátua da Liberdade reabre ao público após oito anos de fechamento devido a preocupações de segurança após os ataques de 11 de setembro.
- 2012 — Anunciada pela CERN a descoberta de partículas consistentes com o Bóson de Higgs no Grande Colisor de Hádrons.
- 2020 — Inundações em Kyushu, Japão, matam pelo menos 56 pessoas.[2]