22 de junho é o 173.º dia do ano no calendário gregoriano (174.º em anos bissextos). Faltam 192 dias para acabar o ano.
- 217 a.C. — Batalha de Ráfia: Ptolemeu IV Filópator do Egito derrota Antíoco III Magno do Império Selêucida.
- 168 a.C. — Batalha de Pidna: os romanos, comandados por Lúcio Emílio Paulo Macedônico, derrotam e capturam o rei macedônico Perseu, encerrando a Terceira Guerra Macedônica.
- 813 — Batalha de Versinícias: os protobúlgaros liderados por Crum derrotam o exército bizantino perto de Edirne. O imperador Miguel I é forçado a abdicar em favor de Leão V, o Armênio.
- 1593 — Batalha de Sisak: as tropas cristãs aliadas derrotam os otomanos.
- 1622 — Forças portuguesas repelem uma invasão holandesa na Batalha de Macau durante a Guerra Luso-Holandesa.
- 1633 — A Congregação para a Doutrina da Fé em Roma força Galileu Galilei a renegar a sua ideia de que o Sol, e não a Terra, é o centro do universo.
- 1774 — Os britânicos aprovam o Ato de Quebec, estabelecendo regras de governo para a colônia de Quebec na América do Norte Britânica.
- 1783 — Uma nuvem venenosa causada pela erupção do vulcão Laki na Islândia atinge Le Havre na França.
- 1815 — Napoleão Bonaparte abdica pela segunda vez.
- 1874 — Inaugurado o telégrafo submarino ligando o Brasil, de sua capital o Rio de Janeiro à Europa, o Imperador do Brasil passou mensagens aos monarcas de Portugal, da Inglaterra e da Áustria.
- 1893 — A nau capitânia da Frota Britânica do Mediterrâneo, HMS Victoria, que afunda levando consigo 358 tripulantes.
- 1898 — Guerra Hispano-Americana: em uma operação caótica, 6 000 homens do Exército dos Estados Unidos começam a desembarcar em Daiquiri, Cuba. O Exército espanhol, os supera em dois para um, mas não se opõe aos desembarques.[1]
- 1911 — Jorge V e Maria de Teck são coroados Rei e Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.[2]
- 1921 — Guerra do Rife: o Exército da Espanha sofre sua pior derrota militar nos tempos modernos para os berberes da região do Rife do Marrocos espanhol.
- 1940 — Segunda Guerra Mundial: a França é obrigada a assinar o Segundo Armistício de Compiègne com a Alemanha, no mesmo vagão ferroviário em que os alemães assinaram o Armistício em 1918.
- 1941 — Segunda Guerra Mundial: a Alemanha Nazista invade a União Soviética na Operação Barbarossa.
- 1942 — Segunda Guerra Mundial: Erwin Rommel é promovido a Marechal de Campo após a captura de Tobruk pelo Eixo.
- 1944 — Segunda Guerra Mundial: dia da abertura da Operação Bagration da União Soviética contra o Grupo de Exércitos Centro.
- 1945 — Segunda Guerra Mundial: fim da Batalha de Okinawa.
- 1948 — O rei George VI desiste formalmente do título de “Imperador da Índia”, meio ano depois que a Grã-Bretanha realmente desistiu de seu governo da Índia.[3]
- 1966 — É assinada a Ata do Iguaçu, entre o Paraguai e Brasil.
- 1986 — O famoso gol da Mão de Deus, marcado por Diego Maradona nas quartas de final da partida da Copa do Mundo FIFA de 1986 entre Argentina e Inglaterra, causa polêmica. Mais tarde, isso foi seguido pelo Gol do Século. A Argentina vence por 2 a 1 e depois vence a Copa do Mundo.
- 1978 — Caronte, o primeiro satélite de Plutão, foi descoberto no Observatório Naval dos Estados Unidos por James Walter Christy.
- 1990 — Guerra Fria: Checkpoint Charlie é desmantelado em Berlim.
- 2000 — Voo Wuhan Airlines 343 é atingido por um raio e cai no Distrito de Hanyang, em Wuhan, matando 49 pessoas.
- 2002 — Um sismo de 6,5 Mw atinge uma região do noroeste do Irã, matando pelo menos 261 pessoas e ferindo outras 1 300, causando uma revolta pública devido à lenta resposta oficial.
- 2009 — Um trem do Metrô de Washington seguindo em direção ao sul, próximo da Estação de Fort Totten, colide com outro trem, esperando para entrar na estação. Nove pessoas morrem na colisão (oito passageiros e um operador), e ao menos 80 são feridas.
- 2012 — O presidente paraguaio, Fernando Lugo, é afastado do cargo por impeachment e sucedido por Federico Franco.
- 2015 — O edifício da Assembleia Nacional do Afeganistão é atacado por homens armados após um atentado suicida. Todos os seis pistoleiros são mortos e 18 pessoas ficam feridas.
- 2022 — Um terremoto ocorre no leste do Afeganistão, resultando em mais de 1 000 mortes.