24 de abril é o 114.º dia do ano no calendário gregoriano (115.º em anos bissextos). Faltam 251 dias para acabar o ano.
- 1479 a.C. — O faraó Tutemés III ascende ao trono do Egito, embora o poder efetivamente seja transferido para Hatchepsut (de acordo com a Cronologia da XVIII dinastia).
- 1184 a.C. — Data tradicional da queda de Troia. Marcando o fim da lendária Guerra de Tróia, data dada pelo bibliotecário-chefe da Biblioteca de Alexandria Eratóstenes, entre outros.
- 858 — É eleito o Papa Nicolau I.
- 1547 — Batalha de Mühlberg: o Duque de Alba, comandando as forças imperiais de Carlos V, derrota as tropas da Liga de Esmalcalda.
- 1558 — Casamento de Francisco, Delfim de França com a Rainha Maria I da Escócia.
- 1585 — Eleição do cardeal Felici Peritti como Papa Sisto V.
- 1646 — Ocorre a Batalha de Tejucupapo, na atual cidade pernambucana de Goiana, no contexto da segunda das Invasões neerlandesas ao Brasil, entre forças neerlandesas e luso-brasileiras.
- 1704 — Publicado em Boston o primeiro jornal regular das Treze Colônias Britânicas, chamado The Boston News-Letter.
- 1763 — Os espanhóis invadem a Vila de Rio Grande – Atual cidade de Rio Grande (Rio Grande do Sul, Brasil).
- 1800 — Inaugurada a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em Washington, D.C.
- 1877 — Guerra russo-turca: o Império Russo declara a guerra ao Império Otomano.
- 1895 — Joshua Slocum, a primeira pessoa a realizar uma circunavegação solitária, parte de Boston, nos Estados Unidos, a bordo do sloop “Spray”.
- 1914 — Apresentado à Sociedade de Física Alemã o experimento de Franck-Hertz, um pilar da mecânica quântica.
- 1915 — Início do Genocídio Armênio com a detenção de 250 intelectuais e líderes comunitários armênios em Istambul.
- 1916
- Revolta da Páscoa: os republicanos irlandeses, liderados por Patrick Pearse e James Connolly, lançam uma revolta contra o domínio britânico na Irlanda e proclamam uma República Irlandesa. É a primeira ação armada do período revolucionário irlandês.
- Ernest Shackleton e cinco homens da Expedição Transantártica Imperial lançam um bote salva-vidas na desabitada ilha Elefante no Oceano Antártico para organizar o resgate da tripulação do Endurance.
- 1917 — Primeira Guerra Mundial: naufrágio do navio dinamarquês Wilhelm Krag e outros três navios ao largo da Praia da Luz (Algarve, Portugal).
- 1933 — A Alemanha nazista começa sua perseguição às Testemunhas de Jeová, fechando o escritório da Sociedade Torre de Vigia em Magdeburgo.
- 1953 — Winston Churchill é designado cavaleiro da coroa britânica pela rainha Isabel II do Reino Unido.
- 1955 — Término da Conferência de Bandung: vinte e nove nações não-alinhadas da Ásia e África encerram uma reunião que condena o colonialismo, o racismo e a Guerra Fria.
- 1957 — Crise de Suez: o canal de Suez é reaberto após a introdução das forças de manutenção da paz da UNEF na região.
- 1965 — Uma guerra civil irrompe na República Dominicana quando o coronel Francisco Caamaño derruba o triunvirato que estava no poder desde o golpe de estado contra Juan Bosch.
- 1967 — O cosmonauta Vladimir Komarov morre na Soyuz 1 quando seu paraquedas não abre. É o primeiro ser humano a morrer durante uma missão espacial.
- 1968 — As ilhas Maurício tornam-se estado-membro da Organização das Nações Unidas.
- 1970
- Gâmbia se torna uma república dentro da Comunidade das Nações, com Dawda Jawara como seu primeiro presidente.
- China lança Dong Fang Hong 1, tornando-se a quinta nação a colocar um objeto em órbita usando seu próprio propulsor.
- 1980 — Oito soldados estadunidenses morrem na Operação Eagle Claw enquanto tentavam acabar com a crise dos reféns americanos no Irã.
- 1990 — STS-31: o Telescópio espacial Hubble é lançado a partir do ônibus espacial Discovery.
- 2005 — Joseph Ratzinger é eleito como o Papa Bento XVI.
- 2007 — Anunciada por três países (França, Portugal e Suíça) a descoberta de Gliese 581 c, primeiro planeta extrassolar potencialmente habitável, conhecido como Segunda Terra.
- 2013
- Um edifício desaba perto de Daca, Bangladesh, matando 1 129 pessoas e ferindo outras 2 500.
- Destruído na Guerra Civil Síria o minarete do século XI da Grande Mesquita de Alepo, classificado como Patrimônio da Humanidade.
- 2022 — Segundo turno das eleições presidenciais da França em 2022. Emmanuel Macron vence Marine Le Pen (58,2% dos votos contra 41,8%), sendo reeleito.[1]