16 de abril é o 106.º dia do ano no calendário gregoriano (107.º em anos bissextos). Faltam 259 dias para acabar o ano.
-
1457 a.C. — Provável data da Batalha de Megido entre Tutemés III e uma coalizão rebelde cananeia sob o comando do rei de Cades, a primeira batalha a ser registrada no que é aceito como um detalhe relativamente confiável.
-
69 — Derrotado pelas tropas de Vitélio em Bedriacum, Otão comete suicídio.[1]
-
73 — Massada, uma fortaleza judaica, cai sob o domínio romano depois de vários meses de cerco, terminando com a Grande Revolta Judaica.
-
556 — É eleito o Papa Pelágio I.
-
1346 — Estêvão Uresis IV, é proclamado imperador, com o Império Sérvio ocupando grande parte dos Bálcãs.
-
1520 — Início da Revolta dos Comuneiros, na Espanha, contra o governo de Carlos V.
-
1521 — Reforma Protestante: a primeira apresentação de Martinho Lutero perante a Dieta de Worms para ser examinado pelo sacro imperador romano Carlos V e outras autoridades do império.
-
1582 — O conquistador espanhol Hernando de Lerma funda o assentamento de Salta, Argentina.
-
1746 — A Batalha de Culloden é travada entre os jacobitas, apoiados pelos franceses, e as forças britânicas de Hanôver, comandadas por Guilherme, Duque de Cumberland, na Escócia. Depois da batalha, muitas tradições das Terras Altas foram proibidas.
-
1780 — Fundação da Universidade de Münster, na Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
-
1847 — O tiroteio acidental entre um Māori e um marinheiro inglês resulta na abertura da Campanha Wanganui das Guerras da Nova Zelândia.
-
1912 — Harriet Quimby se torna a primeira mulher a pilotar um avião através do canal da Mancha.
-
1917 — Vladimir Lenin retorna a Petrogrado, Rússia, depois de seu exílio na Suíça.
-
1919 — Mahatma Gandhi organiza um dia de “oração e jejum” em resposta à morte de manifestantes indianos no Massacre de Jallianwala Bagh pelas tropas coloniais britânicas ocorrido três dias antes.
-
1922 — Assinado o Tratado de Rapallo, nos termos dos quais a Alemanha (República de Weimar) e a União Soviética restabelecem as relações diplomáticas.
-
1941 — Segunda Guerra Mundial: a Ustaše, uma organização ultranacionalista croata, é colocada no comando do Estado Independente da Croácia pelas Potências do Eixo depois do término da Operação 25.
-
1943 — Albert Hofmann acidentalmente experimenta os efeitos psicodélicos do LSD. Ele intencionalmente ingere a droga três dias depois, 19 de abril.
-
1945
-
Segunda Guerra Mundial: o Exército Vermelho dá início ao assalto final sobre as forças alemãs nos arredores de Berlim, com quase um milhão de soldados lutando na Batalha de Seelow.
-
Mais de 7 000 refugiados alemães morrem quando o navio Goya é afundado por um submarino soviético.
-
-
1947
-
Desastre de Texas City: uma explosão a bordo de um cargueiro no porto, provoca um incêndio em Texas City, Texas, matando aproximadamente 600 pessoas.
-
Bernard Baruch cria o termo “Guerra Fria” para descrever a relação entre os Estados Unidos e a União Soviética.
-
-
1961 — Em um discurso transmitido nacionalmente, o líder cubano Fidel Castro declara que é um marxista-leninista e que Cuba adotará o comunismo.
-
1972 — Programa Apollo: lançamento da Apollo 16 do Cabo Canaveral, Flórida.
-
1984 — Um milhão e quinhentas mil pessoas participam de comício das Diretas Já em São Paulo. É a maior manifestação pública da história do Brasil.
-
2007 — Massacre de Virginia Tech: Cho Seung-hui mata 32 pessoas e fere outras 17 antes de cometer suicídio.
-
2012 — Começa em Oslo, o julgamento de Anders Behring Breivik, autor dos atentados de 22 de julho de 2011 na Noruega.
-
2013 — Um terremoto de magnitude 7,8 atinge a província de Sistão-Baluchistão, no Irã, matando pelo menos 35 pessoas e ferindo outras 117.[2]
-
2014 — A balsa MV Sewol, transportando mais de 450 pessoas, vira perto da ilha Jindo, na costa da Coreia do Sul, deixando 295 passageiros e tripulantes mortos e mais 9 desaparecidos.
-
2016 — Sismo de 7,8 graus na escala de magnitude de momento atinge as cidades de Muisne e Pedernales no Equador.