27 de fevereiro é o 58.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 307 para acabar o ano (308 em anos bissextos).
-
380 — Édito de Tessalônica: o imperador Teodósio e os seus coimperadores Graciano e Valentiniano II, declaram o desejo de que todos os cidadãos romanos se convertam ao cristianismo trinitário.
-
425 — Fundação da Universidade de Constantinopla pelo imperador Teodósio II a pedido de sua esposa Élia Eudócia.
-
1531 — Criação da Liga de Esmalcalda.
-
1594 — Henrique IV é coroado rei da França.[1]
-
1617 — Suécia e Rússia assinam o Tratado de Stolbovo, encerrando a Guerra Ingriana e expulsando a Rússia do mar Báltico.
-
1700 — Descoberta pelos europeus a ilha de Nova Bretanha.
-
1782 — Guerra Revolucionária Americana: a Câmara dos Comuns do Reino Unido vota contra a continuação da guerra na América.
-
1812 — Guerra da Independência da Argentina: Manuel Belgrano levanta pela primeira vez a Bandeira da Argentina na cidade de Rosário.
-
1814 — Invasões Francesas: Batalha de Orthez. Nova vitória do Duque de Wellington sobre o marechal Nicolas Soult.
-
1844 — República Dominicana consegue a sua independência do Império do Haiti.
-
1870 — A atual bandeira do Japão é adotada pela primeira vez como bandeira nacional para os navios mercantes japoneses.
-
1898 — O rei Jorge I da Grécia sobrevive a uma tentativa de assassinato.
-
1900 — É fundado o Partido Trabalhista Britânico.
-
1914 — Expedição Científica Rondon-Roosevelt, chega ao Rio da Dúvida.
-
1921 — Fundada em Viena a União de Partidos Socialistas para a Ação Internacional.
-
1933 — Incêndio do Reichstag: o edifício do parlamento alemão em Berlim, o Reichstag, é incendiado; Marinus van der Lubbe, um jovem comunista holandês reivindica a responsabilidade. Os nazistas usaram este incidente para solidificar seu poder e eliminar os rivais políticos comunistas.
-
1940 — Martin Kamen e Sam Ruben descobrem o carbono-14.
-
1942 — Segunda Guerra Mundial: Batalha do Mar de Java com a derrota das Marinhas americana, inglesa, neerlandesa e australiana pela Marinha Imperial japonesa, em que abre o caminho a estes para a invasão das Índias Orientais neerlandesas.
-
1943 — Em Berlim, a Gestapo prende 1 800 judeus casados com alemãs, levando ao protesto de Rosenstraße.
-
1962 — Dois pilotos dissidentes da Força Aérea da República do Vietnã bombardeiam o Palácio da Independência em Saigon em uma tentativa fracassada de assassinar o presidente do Vietnã do Sul, Ngo Dinh Diem.
-
1963 — A República Dominicana recebe seu primeiro presidente eleito democraticamente, Juan Bosch, desde o fim da ditadura comandada por Rafael Trujillo.
-
1964 – O Governo da Itália pede ajuda para evitar que a Torre Inclinada de Pisa tombe.
-
1976 — Antigo território espanhol do Saara Ocidental, sob os auspícios da Frente Polisário, declara a independência como República Árabe Saaraui Democrática.
-
1984 — Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas lançado pelo governo brasileiro, O plano em si não era sustentável. Devido ao controle dos preços dos produtos e serviços, as mercadorias principiaram a escassear e a sumir.
-
1988 — Pogrom de Sumgait: a comunidade armênia em Sumgait, no Azerbaijão, é alvo de um violento pogrom.
-
1991 — Guerra do Golfo: o presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush, anuncia que “o Kuwait foi libertado”.
-
1994 — Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas. Mostrou-se um dos mais eficazes da história, reduzindo a inflação (objetivo principal), ampliando o poder de compra da população, e remodelando os setores econômicos nacionais.
-
2004 — Shoko Asahara, líder do culto japonês Aum Shinrikyo, é condenado à morte por planejar o Ataque com gás sarin ao Metrô de Tóquio em 1995.
-
2007 — Bolha de ações chinesa de 2007: a Bolsa de Valores de Xangai cai 9%, a maior queda diária em dez anos, após especulações sobre uma repressão a ofertas e negociações ilegais de ações e temores de aceleração da inflação.[2]
-
2010 — Sismo de 8,8 na escala de magnitude de momento atinge partes centrais do Chile, deixando mais de 500 vítimas e milhares de feridos. O sismo desencadeou um tsunami que atingiu o Havaí pouco depois.
-
2015 — O político russo Boris Nemtsov é assassinado em Moscou enquanto caminhava com sua namorada.
-
2019 — Força Aérea do Paquistão com um JF-17 Thunder derruba o Mig-21 do piloto indiano Abhinandan Varthaman em um duelo aéreo e o captura após realizar ataques aéreos em Jammu e Caxemira.[3]