30 de novembro é o 334.º dia do ano no calendário gregoriano (335.º em anos bissextos). Faltam 31 para acabar o ano.
-
977 — O imperador Otão II levanta o cerco em Paris e se retira. Sua retaguarda é derrotada ao atravessar o rio Aisne por forças francas sob comando do rei Lotário.
-
1782 — Guerra de Independência dos Estados Unidos: Tratado de Paris: em Paris, representantes dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha assinam artigos preliminares de paz (mais tarde formalizados como o Tratado de Paris de 1783).
-
1786 — O Grão-ducado da Toscana, sob o governo de Pietro Leopoldo I, torna-se o primeiro Estado moderno a abolir a pena de morte (mais tarde comemorada como o Dia das Cidades pela Vida).
-
1803 — Em Nova Orleães, representantes espanhóis transferem oficialmente o Território da Luisiana para um representante francês. Apenas 20 dias depois, a França transfere o mesmo território para os Estados Unidos na Compra da Luisiana.
-
1807 — O exército francês, sob o comando do General Junot, ocupa Lisboa e assume a presidência do conselho de Governo.
-
1838 — Após a ocupação francesa de Veracruz, o México declara guerra à França. O conflito é conhecido como a Guerra dos Pastéis.
-
1853 — Guerra da Crimeia: Batalha de Sinop: a Marinha Imperial Russa sob o comando de Pavel Nakhimov destrói a frota otomana comandada pelo Paxá Osman em Sinope, um porto marítimo no norte da Turquia.
-
1886 — O Folies Bergère encena seu primeiro espetáculo de revista.
-
1919 — Pela primeira vez na França, as mulheres votam em eleições legislativas.
-
1930 — Inauguração de vôos comerciais entre Brasil e Estados Unidos pela Pan American Airlines.
-
1936 — Em Londres, The Crystal Palace é destruído pelo fogo.
-
1939 — Guerra de Inverno: as forças soviéticas atravessam a fronteira finlandesa em vários lugares e bombardeiam Helsinque e várias outras cidades finlandesas, iniciando a guerra.
-
1947 — Começa a guerra civil entre árabes e imigrantes judeus sionistas na Palestina mandatária.
-
1950 — Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, anuncia que seu país pode utilizar a bomba atômica no conflito da Coreia.
-
1958 — Após 93 anos no poder, o Partido Colorado perde as eleições legislativas no Uruguai, vencidas pelo Partido Blanco.
-
1961 — A União Soviética veta o direito do Kuwait de se tornar membro das Nações Unidas.
-
1964
-
A URSS lança a nave espacial Sonda II.
-
O Presidente Castelo Branco promulga o Estatuto da Terra, uma lei que regula direitos e obrigações relacionadas aos bens imóveis rurais.
-
-
1966 — Barbados, um Estado insular localizado dentro das Pequenas Antilhas, torna-se independente do Reino Unido.
-
1967 — O Iêmen do Sul torna-se independente do Reino Unido.
-
1971 — O Irã apodera-se das Grande e Pequena Tunb pertencentes aos Emirados Árabes Unidos.
-
1979 — Novembrada, grande manifestação popular durante os anos de chumbo do Regime Militar implantado em 1964 no Brasil, ocorrida no movimentado centro de Florianópolis.
-
1981 — Os Estados Unidos e a União Soviética começam a negociar em Genebra, na Suíça, um acordo para reduzir o número de armas nucleares na Europa.
-
1994 — O navio de cruzeiro MS Achille Lauro pega fogo na costa da Somália.
-
1995 — Fim oficial da Operação Tempestade no Deserto.
-
1997 — Israel anuncia a retirada parcial da Cisjordânia, após 30 anos de ocupação.
-
1999 — Em Seattle, Estados Unidos, manifestações contra um encontro da Organização Mundial do Comércio por manifestantes antiglobalização pegam a polícia despreparada e forçam o cancelamento das cerimônias de abertura.
-
2000 — A NASA lança a missão STS-97, a 101.ª missão do Ônibus Espacial.
-
2004 — O Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, anuncia a decisão de dissolver a Assembleia da República e como consequência o governo em funções.
-
2006 — A Wikipédia lusófona completa 200 mil artigos criados.
-
2007 — Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) do Brasil torna seu capital aberto. A procura por seus papéis foi recorde, com cerca de 284 000 interessados.