Todo repórter é jornalista, mas nem todo jornalista é repórter – o Dia do Jornalista é comemorado em 29 de janeiro ou 7 de abril. O repórter, geralmente, cobre uma pauta definida pelo seu chefe, o editor. Como os jornais são divididos em editoria, seus profissionais também são. Existem repórteres de política, esportes, educação, cidades, mundo, economia, cultura, entre outros, além dos repórteres fotográficos.
Em João Alfredo, temos vários repórteres fotográficos e cinematográficos, dentre os quais Valdinho Lima, Patrícia Andrade, Ivan Fotografias, Gordinho Portela e Virzi Paolo. Mas a equipe do site Conexão4, composta por Luan Luiz, Cícero Márisson, Aldieres Pereira e Lígia Lira é a que merece destaque pelo excelente trabalho que atualmente vem empreendendo.
Ao longo da história, os repórteres conviveram e convivem até hoje com a censura e perseguição política, militar, policial e até de criminosos. Segundo o relatório da organização Repórteres sem Fronteiras (RFS), o Brasil é o país com o maior número de jornalistas mortos nas Américas. Tais fatos enaltecem ainda mais a importância do repórter, que diversas vezes se arrisca para levar a informação até a sociedade. Por isso, nada mais justa do que esta homenagem a estes abnegados profissionais.