Os bancários prometem paralisar as atividades a partir a próxima terça-feira (6). No Estado, a deliberação pela greve ocorreu durante assembleia geral da categoria nesta quinta-feira (1º) na sede do Sindicato dos Bancários, na Área Central do Recife. A decisão foi tomada a partir de orientação do comando nacional. Nacionalmente, os trabalhadores de bancos se reuniram e optaram por cruzar os braços ao rejeitar a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Nesta sexta-feira (2), a comando nacional comunicará a decisão à Fenaban, onde ainda há possibilidade da Federação apresentar uma nova proposta. Caso não haja acordo entre as partes a orientação é que os usuários adiantem os serviços a serem realizado nas agências para evitarem dor de cabeça. A orientação da entidade é de que as agências mantenham os autoatendimentos em funcionamento para pagamentos e operações simples.
A Fenaban ofereceu 5,5% de reajuste nos salários com mais R$ 2.500 de abono fixo. A categoria alega que esse aumento representa uma perda de mais de 4% em relação a inflação que é de 9,88% e pede reajuste salarial de 16% com piso de R$ 3.299,66. Por meio de nota, a Federação informa que a sua proposta mantém o poder de compra médio da categoria nos últimos doze meses e que, desde 2004, houve um processo de aumento real dos salários dos bancários sem interrupção.
Continua…