Correio Braziliense – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu uma queda na aprovação pública entre abril e os primeiros dias de junho, aponta a nova pesquisa Ipec/O Globo publicada nesta sexta-feira (9). Antes considerada “boa” ou “ótima” por 39% dos entrevistados, em abril, a gestão petista agora é vista dessa forma apenas para 37% dos respondentes.
Em contrapartida, a avaliação negativa, como “ruim” ou “péssima”, aumentou: de 26% foi para 28%. Já a taxa daqueles que consideram a administração “regular” aumentou para 32%. O instituto fez a pesquisa em todo o país entre 1º e 5 de junho.
As variações estão dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas mostram uma perda de apoio ao governo se comparado com o primeiro levantamento, em 19 de março.
À época, 41% avaliaram a gestão como “ótima” e “boa” e 17 pontos separaram o grupo dos satisfeitos com o de insatisfeitos — na primeira pesquisa, 24% afirmaram achar “ruim” ou “péssima” a gestão de Lula. Agora, os grupos são separados por nove pontos.