Governo Lula anuncia nome para novos ministérios; confira a lista

Por: Ronayre Nunes/ Jéssica Andrade / Henrique Lessa /Correio BrazilienseO presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o nome dos novos ministros do seu próximo governo, que começa oficialmente em menos de 10 dias. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa, que foi transmitida ao vivo, na manhã desta quinta-feira (22/12), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Com o anúncio, “a quase totalidade” dos dirigentes dos ministérios já estão divulgados, como informou o futuro titular da Casa Civil, Rui Costa. A nova Esplanada terá 37 pastas, bem superior às 23 do atual governo.
Após o anuncio desta quinta, ainda ficaram 13 ministérios para serem decididos. Segundo Lula, esses últimos nomes devem sair até “segunda ou terça” da próxima semana.
Antes de falar sobre os nomes, Lula e Alckmin apresentaram o relatório sobre os trabalhos do grupo de transição. No documento, o novo governo apontou falhas da liderança de Bolsonaro.
Lula convocou a coletiva na noite de quarta-feira (21/12), logo após a aprovação pelo Congresso da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição.
Até o momento, haviam sido confirmados Fernando Haddad, na Fazenda; Flávio Dino, na Justiça e Segurança Pública; José Múcio Monteiro, na Defesa; Rui Costa, na Casa Civil; e o embaixador Mauro Vieira nas Relações Exteriores. A cantora Margareth Menezes foi convidada por Lula e que aceitou assumir o Ministério da Cultura, mas ainda não foi oficialmente anunciada. O ex-governador Camilo Santana também deve ser confirmado para a Educação.
VEJA A LISTA COMPLETA:
Alexandre Padilha – Relações Institucionais
Márcio Macedo – Secretaria Geral da Presidência da República
Jorge Messias – Advocacia Geral da União
Nísia Trindade – Saúde
Camilo Santana – Educação
Esther Dweck – Gestão
Márcio França – Portos e Aeroportos
Luciana Santos – Ciência e Tecnologia
Cida Gonçalves – Ministério da Mulher
Wellington Dias – Desenvolvimento Social
Margareth Menezes – Cultura
Luiz Marinho – Trabalho
Aniele Franco – Igualdade Racial
Silvio Almeida – Direitos Humanos
Geraldo Alckmin – Indústria, Comércio Exterior
Vinicius Marques de Carvalho – Controladoria Geral da União