Além dos altos gastos com os estádios e obras de mobilidade urbana, o poder público também vai bancar os voluntários para a Copa do Mundo 2014. Mesmo com o recorde de 152 mil inscritos para o Programa de Voluntários do mundial, o Governo Federal deve gastar esse ano R$ 30 milhões com o programa Brasil Voluntário. As informações são do Contas Abertas.
O valor é correspondente à dotação atual do plano “Implementação do programa de voluntariado para a Copa”. Ele faz parte da ação “Apoio à Realização da Copa do Mundo Fifa 2014”, que é coordenada pelo Ministério do Esporte.
O programa sob responsabilidade do Comitê Organizador Local da Fifa (COL) atenderá áreas como estádios e Centros de Treinamento de Seleções. Outro é sob responsabilidade do Ministério do Esporte, será focado no atendimento em aeroportos e pontos turísticos.
A assessoria de imprensa do Ministério afirmou que o programa não foi exigência da Fifa. No entanto, a entidade afirma que “o COL e o Ministério trabalham em parceria desde o início do projeto, trocando experiências e compartilhando informações com o objetivo de oferecer o melhor atendimento para o público”.
Em 2013, durante a Copa das Confederações, sete mil voluntários participaram da organização do evento em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador, pelo Brasil Voluntário, o que custou R$ 15,2 milhões aos cofres públicos. O programa contou com 5.652 voluntários.
Além disso, a pasta se limitou a dizer que o custo final depende da finalização de processos de contratação ainda em curso, e que “não é possível neste momento definir de maneira precisa quanto será gasto”. (Blog da Folha)