Garoto superdotado que cresceu em Garanhuns é vice-campeão no programa ‘Pequenos Gênios’ do Domingão

Por g1 Caruaru – A grande final do quadro Pequenos Gênios, exibido nesse domingo (24) no Domingão com Huck, mostrou ao Brasil o talento do pernambucano João Gabriel Severien, de 11 anos, que cresceu em Garanhuns, no Agreste do estado. Representando a equipe “Iluminados”, ele se destacou em provas que exigem rapidez de raciocínio, memória e lógica. O time de João Gabriel conquistou o vice-campeonato, em uma disputa acirrada com os “Globogênios”.
Com uma diferença pequena de placar de 119 a 113, a performance do “pequeno gênio” foi celebrada pelo público e pelo apresentador Luciano Huck, que o descreveu como exemplo de inteligência e espírito esportivo.
Diagnosticado como superdotado aos 8 anos, João tem QI de 142 e integra a Mensa Brasil, associação internacional que reúne pessoas com altas habilidades cognitivas. Mesmo que atualmente resida na capital pernambucana, viveu até os 9 anos em Garanhuns, onde estudou em escolas da cidade conhecida como “Cidade das Flores”.
João Gabriel tem como principais habilidades atividades ligadas à matemática e também aos conhecimentos gerais. A mãe do estudante, Gabrielle Severien, servidora pública, relembra que os primeiros sinais de diferenciação surgiram ainda na primeira infância.