Os consumidores têm a opção de contratar a garantia estendida para ampliar o prazo de cobertura de reparos, troca ou manutenção original de fábrica. Em tempos de crise, a garantia extra é uma alternativa mais em conta que futuras despesas na assistência técnica autorizada. A economia em um ano varia entre 15% e 30% do valor pago.
Celular, laptop, lavadora, refrigerador e televisão, são os produtos mais vendidos com garantia estendida, além de outros tipos de eletrônicos como máquinas fotográficas.
A garantia estendida é uma modalidade de seguro que custa a partir de 3% do valor do produto, de acordo com o prazo e tipo de cobertura oferecida. São três opções: a reduzida, que mantém parte dos direitos que o consumidor tem; a original, que repete as mesmas condições da garantia legal ou a fornecida pelo fabricante e a ampliada, que, como o nome diz, prevê uma cobertura maior que a original.
Exemplo: um notebook que custa R$ 1.800 tem uma garantia estendida que custa R$ 30 por mês, em dez meses, para uma garantia extra de um ano. A troca da placa-mãe deste notebook custaria R$ 600 na assistência técnica. No caso, ter a garantia estendida sai 20 vezes mais barato do que pagar o reparo do bolso.
Continua…