Ganhe o Mundo: Governo de Pernambuco abre 900 vagas para intercâmbio; saiba como participar

Portal Folha de Pernambuco – O Programa Ganhe o Mundo (PGM) abriu inscrições para 900 vagas de intercâmbio internacional para estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual de ensino.

As vagas são destinadas a três países, sendo dois de língua inglesa: Canadá (400) e Estados Unidos (300); e um de língua espanhola: Chile (200). 

As inscrições para o Ganhe o Mundo podem ser realizadas até 23h59 da próxima segunda-feira (19), no site do Instituto Avalia. 

Segundo a Secretaria de Educação e Esportes, o candidato ao intercâmbio deverá preencher com atenção os dados solicitados, assim como a escolha do idioma e o país de destino desejado. 

O governo garante que cada um dos 184 municípios do Estado terá ao menos um estudante selecionado para participar do Ganhe o Mundo. As vagas remanescentes serão distribuídas entre os candidatos aprovados, considerando-se a classificação final.

O anúncio da abertura do edital do Programa Ganhe o Mundo foi feito pela governadora Raquel Lyra, em publicação de edição extra do Diário Oficial na segunda-feira (12). 

“Garantir que os nossos jovens desenvolvam as suas potencialidades é uma das principais metas do time do Governo de Pernambuco, e o Programa Ganhe Mundo retorna com força total justamente para que esse objetivo seja alcançado. Quando os filhos desse chão voam, todos os pernambucanos voam junto com eles”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Seleção do Ganhe o Mundo
seleção do Programa Ganhe o Mundo será feita em duas etapas. O resultado final do processo será divulgado em outubro.

A primeira etapa consiste em prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório no idioma escolhido pelo estudante no ato da inscrição — inglês ou espanhol.

Essa prova será aplicada em 15 de setembro. Para ser aprovado, o candidato precisa alcançar a nota mínima de seis. 

Já a segunda etapa da seleção do Ganhe o Mundo será a análise dos requisitos previstos no edital:

– frequência mínima de 85% no 1º ano do ensino médio;
– média sete em português e matemática;
– idade máxima de 16 anos, 11 meses e 29 dias no ato da inscrição;
– e idade mínima de 14 anos completos até a data do embarque para o intercâmbio.