Por: Adelmo Lucena/Diário de Pernambuco – Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão acessar o gabarito oficial da prova a partir das 19h desta terça-feira (14). As respostas das questões serão disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O gabarito oficial estava previsto para ser divulgado até o dia 24 de novembro, de acordo com o edital do exame. Mas o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto, Manuel Palacio, decidiram anunciar em uma coletiva de imprensa no último domingo (12), que as respostas teriam a divulgação antecipada.
Já o resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024. Com a nota, os alunos podem entrar em universidades públicas e privadas, realizar cursos técnicos, conseguir descontos em instituições particulares e até mesmo fazer um curso superior no exterior.
Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Reaplicação da prova
O período de solicitação para reaplicação do Enem começou nesta segunda-feira (13) e segue até sexta-feira (17). Podem solicitar a reaplicação candidatos que, por problemas de logística ou saúde (doenças infectocontagiosas), não puderam fazer o exame.
De acordo com o Ministério da Educação, entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas estão alguns ligados a comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais), falta de energia elétrica no local (caso comprometa a visibilidade da prova), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao candidato.
Entre as doenças doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova estão covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola; influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem sarampo rubéola e varicela.
A medida também vale para estudantes que tiveram o local de prova localizado a mais de 30km de distância de onde moram.