As primeiras análises dos destroços da aeronave Cessna Citation que caiu na última quarta-feira em Santos, no litoral de São Paulo, matando o ex-governador de Pernambuco e até então candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, e mais seis pessoas, apontam que os flaps do avião estavam recolhidos no momento do acidente, de acordo com informações publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Durante uma aterrissagem é preciso “baixar” os flaps, que são como extensões das asas e ajudam na sustentação e frenagem do avião no solo. O manual de instruções do jato, no entanto, indica que os flaps não podem ser recolhidos se o avião estiver em velocidade superior a 200 nós – acima de 370 km/h.
No caso específico do Cessna, se os flaps forem recolhidos com o avião a mais de 370 km/h, o corre um “put down” (baque) violento, que puxa o avião para baixo.
A análise dos peritos indica a possibilidade de um eventual “put down”, o que poderia ter sido causado por um suposto recolhimento dos flaps em velocidade acima de 370 km/h. (Magno Martins)