Festa de São Sebastião em Limoeiro é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco

A tradicional Festa e Procissão de São Sebastião, realizada no município de Limoeiro, passou a integrar oficialmente o patrimônio cultural imaterial de Pernambuco. O reconhecimento foi garantido por meio de uma Resolução apresentada pelo deputado estadual Henrique Filho (PP) e aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A entrega da placa comemorativa ocorreu neste domingo (25), durante a celebração que reuniu milhares de fiéis pelas ruas da cidade, acompanhando a procissão da imagem do padroeiro. O momento marcou os 135 anos de fé, devoção e tradição da festividade no município.

A solenidade foi realizada durante a missa festiva presidida pelo padre e administrador paroquial José Ícaro, na Paróquia de São Sebastião, onde a placa será fixada.

Durante a procissão, o deputado destacou a importância do reconhecimento. “É uma forma de valorizar e eternizar essa grande festa de fé em Limoeiro. São 135 anos de tradição, com o povo tomando as ruas em devoção a São Sebastião. Para mim, este ano tem um significado especial, por ter apresentado a Resolução nº 2.099, que garantiu esse reconhecimento estadual. Isso fortalece nossas tradições e a fé cristã”, afirmou Henrique Filho.

Considerado um dos parlamentares mais atuantes no município, o deputado também ressaltou a ligação da homenagem com sua história familiar. Seu pai, Henrique Queiroz, é natural do bairro Alto de São Sebastião, onde está localizada a paróquia.

O projeto foi aprovado em agosto de 2025, e hoje celebramos a primeira festa após esse reconhecimento. Tenho um compromisso com Limoeiro, buscando sempre investimentos e oportunidades para melhorar a vida da nossa população”, pontuou.