Diário de Pernambuco
Com 7.389 votos, o que corresponde a 50,8% dos votos, a chapa OAB Mais Unida (possui o apoio do atual presidente da Ordem, Bruno Baptista), encabeçada por Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, venceu a eleição para a seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil, após eleição realizada ontem (16), no Classic Hall, em Olinda. A chapa concorrente, Renova OAB, composta por Almir Reis e Fernanda Resende, recebeu 7.168 votos, correspondente à porcentagem de 49,2%. No total, a eleição contou com 14.557 votos de advogados e advogadas, de todo o estado. A diferença foi de 221 votos.
“Quero agradecer a todos os advogados e advogadas que participaram do pleito, independentemente de em quem cada um votou. Nossa OAB-PE é um espelho para a democracia e essa participação apenas engrandece o papel que ela tem, não apenas para a advocacia, mas para toda a sociedade. Queremos nos colocar à disposição de todos que acreditam que o diálogo, a união e a independência devem prevalecer em nossa entidade. Não vamos retroceder em nossa intenção de fazer a OAB-PE cada vez mais inclusiva e de portas abertas para todos”, afirmou Fernando.
A chapa vencedora toma posse formal no dia 1° de janeiro de 2022, período em que assinará o livro de posse, para dar início a um mandato de duração de três anos.
A comissão eleitoral foi formada antes da eleição, e foi composta por 5 membros, sendo estes advogados que não participaram da candidatura. O papel da comissão é o de desenvolver o registro das candidaturas, assim como de todo o restante das burocracias envolvidas na eleição tradicional.
As eleições acontecem a cada três anos, para eleger um novo grupo composto, majoritariamente, por presidente e vice-presidente, além de conselheiros que comandarão a OAB Pernambuco e as 25 subseções nos municípios.