Blog Mário Flávio – A família do músico Sebastião Biano, referência cultural de Caruaru e líder da tradicional banda de pífano, afirma não ter sido comunicada sobre o uso da música A Briga do Cachorro com a Onça no filme O Agente Secreto, obra brasileira vencedora do Globo de Ouro e agora indicada ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. O assunto foi abordado em entrevista ao repórter Paulo Roberto Silva, no programa ‘O Povo na Cidade’.
Segundo o músico João Biano, neto de Sebastião e integrante da banda, nenhum dos herdeiros foi contactado pela produção do longa para autorizar o uso da canção, composta há cerca de 90 anos e registrada originalmente em nome de Sebastião Biano. João afirma que a família pretende buscar um entendimento com os produtores. O objetivo, segundo ele, é garantir o reconhecimento e os direitos autorais pelo uso da obra.
O músico adiantou que, ao retornar a São Paulo, deve reunir os parentes para definir os próximos passos e tentar abrir diálogo com a direção do filme. A intenção é resolver o impasse sem prejuízo para nenhuma das partes. Embora ressaltem que ficaram felizes ao ver a obra associada a um projeto premiado e internacionalmente reconhecido, os Bianos reforçam que o uso da música não pode ocorrer sem autorização.
Com 102 anos de história, a banda de pífano de Caruaru é considerada patrimônio cultural e já recebeu reconhecimento internacional, incluindo o Grammy Latino. A expectativa da família é que o caso seja resolvido de forma pacífica.