A falta de chuva nos últimos meses reduziu a produção de leite e fizeram o preço aumentar. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas, divulgado segunda-feira (7), mostra que o leite tipo longa vida subiu 3,20% em março em relação a fevereiro. O que é percebido nos supermercados é reflexo do que está acontecendo no campo.
O leite, como outros produtos agrícolas, fica mais caro na estiagem. Normalmente, ela vai de abril a setembro. Mas, neste ano, ela veio antes, desde janeiro. A pouca chuva diminuiu a oferta de leite no Paraná, em São Paulo, em Minas Gerais e em Goiás, que estão entre os maiores produtores do país.
“O problema é estamos entrando na época mais seca do ano e, como os pastos não vão conseguir se recuperar nesse período, vamos ficar com esse preços altos até o fim do ano”, explica o economista José Carlos Hausknecht.
O aumento do leite puxou o preço de alguns derivados, como o iogurte e o requeijão. Eles subiram, em média, 1,55% em março. ( G1 )