Diário de Pernambuco – A Casa Branca declarou que não apoia os ataques ucranianos na Rússia, após os drones lançados pela Ucrânia causarem danos em edifícios de Moscou. “Não apoiamos ataques dentro da Rússia. Esta é uma guerra que a Rússia começou. Esta é a sua guerra. Podem acabar com ela a qualquer momento ao retirarem as forças da Ucrânia em vez lançarem ataques brutais contra civis”, disse a porta-voz presidencial, Karine Jean-Pierre.
Por outro lado, a Rússia prometeu adotar medidas retaliatórias severas contra a Ucrânia, classificando os ataques com drones de atos de terror. Diplomatas russos ainda acusam o Ocidente de estar “por detrás das ações descaradas de Kiev”.
A Ucrânia já reivindicou a responsabilidade pelo ataque do drone que atingiu a capital russa. “O ataque a Moscou foi uma operação especial do GUR, o serviço de informações militares”, afirmou uma fonte da defesa ucraniana, que pediu para não ser identificada.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, havia prometido que tomaria medidas de retaliação na sequência dos bombardeios das tropas russas em Odessa.