O professor Josibias Cavalcanti, do PSD, foi o prefeito mais velho eleito no Brasil no domingo (2). Nascido no dia 9 de agosto de 1928, ele tem 88 anos e irá assumir a prefeitura de Catende, na Mata Sul de Pernambuco, pela terceira vez por meio de eleições diretas. Atualmente, Josibias está à frente da cidade por causa de uma decisão judicial, já que Otacílio Cordeiro, reeleito em 2012 – foi afastado do cargo e está preso por suspeita de lavagem de dinheiro, desvio de verbas e falsificação de documentos..
Natural de Água Preta, o prefeito eleito mora em Catende desde os 4 anos e destaca ter lucidez e saúde para seguir na administração do município. “Eu ainda estou lúcido, tenho saúde, me sinto apto. Vou pedir a Deus para Ele me ajudar a governar”, disse Josibias.
“Eu não sabia disso [que foi o prefeito mais velho eleito]. Achei que fosse brincadeira. Nessa idade, a gente é criticado porque é velho, é ‘gagá’. Se dissessem que eu sou decano, era tão bonito”, brincou o prefeito eleito. Josibias é formado em direito e se aposentou como promotor público em 1982.
Josibias contou que o pai dele foi prefeito de Catende por duas vezes, enquanto ele já foi vereador do município e, também, gestor. O prefeito eleito ocupou os dois cargos públicos em duas oportunidades. “Fui prefeito em 1969 e 1977”, disse.