A Secretaria de Administração (SAD) irá publicar em breve uma Ata de Registro de Preço para a locação de purificador de água para todo o Estado. A substituição dos garrafões pela nova solução de fornecimento de água deve gerar uma economia anual de R$420 mil. “Além da economia, o novo modelo vai contribuir com a preservação do meio ambiente, evitar o desperdício e otimizar a prestação do serviço nos órgãos públicos”, justifica o secretário Milton Coelho.
O uso de purificadores de água tem-se intensificado bastante no país e alguns estados já adotaram a iniciativa. Tal movimento dá-se em grande parte pela economia e pela praticidade, dada necessidade de substituição frequente dos garrafões – o que gera custo, e o relativo esforço necessário ao seu manuseio, que impede que pessoas com qualquer limitação física possam substituí-los. Outro aspecto que vem colaborando com esta migração é a evolução tecnológica dos aparelhos, que permitem atualmente, a disponibilização de água sem a alteração de sabor proporcionada pelos antigos modelos, mantendo, portanto, na água, sua desejável insipidez.
Em termos logísticos existem avanços haja vista que algumas áreas da cidade não permitem o trânsito de caminhões de grande porte ou permitem apenas em horários predeterminados, o que inviabiliza entregas emergenciais. Outro fator importante é a higiene, posto que por este método não há possibilidade de contato com a água. Com o uso do purificador também será descartada a reserva de espaço para armazenamento de garrafões, evitando assim procedimentos equivocados na guarda deste material, eliminando o comprometimento da água acondicionada.
A empresa contratada deverá realizar a manutenção corretiva e preventiva, incluindo procedimentos de instalação do equipamento e substituição periódica dos filtros para garantir a higienização da água. A água purificada elimina as bactérias, reduz a hipertensão – já que o processo elimina os sais e cloretos presentes na água, elimina impurezas, odores e o gosto de cloro, e é enriquecida com cálcio e magnésio. (Magno Martins)