Estado tem mais de 9 mil casos de dengue confirmados este ano

Diário de Pernambuco – O número de casos confirmados de dengue em Pernambuco, este ano,  chegou a 9.007. Esse dado está no boletim de arboviroses divulgado, nesta quarta (14), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). 
Isso significa um aumento de 680 casos confirmados, em ralação boletim anterior. Na quarta (7), a SES-PE informou que o acumulado de confirmações da doença era de 8.327 casos. Desses casos, 160 são considerados graves. Ao todo, 10 óbitos  foram confirmados.
O Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 32, divulgado nesta quarta, tem informações coletadas entre  31 de dezembro de 2023 a 10 de agosto deste ano. O novo levantamento aponta também  29.032 casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados), no Estado.
Mais dados
O número de casos prováveis de dengue, atualmente, representa um aumento de 414% em relação ao mesmo período de 2023.  Conforme o monitoramento epidemiológico, 39 óbitos já foram descartados para arboviroses e outros 29 seguem em investigação. A investigação é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito.
 Após isso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte. No boletim desta semana, os dados apontam 53 municípios pernambucanos com baixa incidência para casos de dengue, 71 localidades apresentam incidência média e 61 municípios aparecem com alta incidência de casos.
Outras arboviroses
A dengue e as outras arboviroses são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.o Boletim 32 foram notificados 4.598 casos prováveis de Chikungunya, com 1.218 casos confirmados.  Já para Zika foram notificados 232 casos prováveis, mas sem confirmação até o momento.
Oropouche
O número de casos de Febre Oropouche não teve alterações nas últimas semanas. A SES disse que Pernambuco continua com 118 casos confirmados. Essa doença é transmitida pelo maruim. 
 Até o momento, o vírus oropouche isolado foi identificado em pacientes dos municípios de: Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende, Camaragibe, Ipojuca, Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém, Bonito, Garanhuns e Aliança.