Enem 2022: g1 trará neste domingo (20) o gabarito extraoficial das questões e fará a correção da prova ao vivo com professores do Anglo

g1 – No segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, o g1 trará, a partir das 18h deste domingo (20), o gabarito extraoficial das 90 questões de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química) e fará a correção de toda a prova em um programa ao vivo com professores do curso Anglo.
Ao longo do domingo, o g1 também fará a cobertura em tempo real da prova, com a movimentação dos candidatos nos locais de exame, a divulgação do tema da redação e eventuais problemas na aplicação e boletins que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vier a divulgar.
Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h (fuso horário de Brasília), e o exame começará a ser aplicado às 13h30. O término será às 18h30, mas meia hora antes os candidatos poderão sair com o caderno de questões.
Dos cerca de 3,4 milhões de inscritos, quase 2,5 milhões compareceram ao primeiro de prova, que aconteceu no domingo passado (13), segundo dados preliminares do Inep, o que dá uma taxa de abstenção de 26,7%.

Para que serve a nota do Enem?

As notas do Enem 2022 podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizada em cada situação.
  • Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.
  • Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.
  • Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso. Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.
  • Instituições privadas – Muitas instituições de ensino superior também oferecem desconto nas mensalidades usando a nota do Enem. Geralmente, o candidato não precisa prestar um vestibular próprio da universidade. O ideal é procurar a instituição para saber se oferecem bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.
  • Universidades internacionais – O Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem no seu processo seletivo. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.