Enem 2017 será realizado em dois domingos….

4200875_x360-1

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será realizado em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana. As mudanças foram anunciadas ontem (9) pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de maio.

No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza. Até o ano passado, o exame era realizado em um sábado e um domingo, no mesmo fim de semana, e a prova de redação era aplicada no segundo dia de exame. Com a mudança, no primeiro domingo, os estudantes terão 5 horas e meia de prova e, no segundo, 4 horas e meia.

Continua…

Entre os beneficiados com a mudança dos dias das provas estão os sabatistas, integrantes de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles tinham de ficar isolados em uma sala das 13h (horário de início da prova) até o sol se pôr para fazer as provas sábado à noite.

Os candidatos interessados em fazer o exame devem pagar uma taxa de inscrição. O MEC ainda discute o valor a ser cobrado. A taxa deve ser conhecida a partir da publicação do edital, prevista para 10 de abril. São isentos do pagamento da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda. Os estudantes isentos que não comparecerem e não justificarem a ausência perderão o benefício em 2018, caso queiram fazer a prova novamente. A partir deste ano, o exame não poderá ser usado para certificar o ensino médio. Dessa forma, a certificação voltará a ser feita pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Para dar mais segurança ao processo, os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. As mudanças foram feitas com base em consulta pública realizada pelo Ministério da Educação. (Pádua Campos)