Encontro de 5 horas: Lula e Dilma tratam da crise…

LUALDILMA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com a presidente Dilma Rousseff neste sábado (15) por quase cinco horas para definir as próximas iniciativas do PT e do governo para superar a crise. O encontro começou por volta das 9h e se estendeu até pouco depois do almoço. Por volta das 15h, o ex-presidente deixou Brasília com destino a São Paulo.

Para combater a baixíssima popularidade do governo –apenas 8% aprovam a gestão de Dilma, segundo a última pesquisa Datafolha–, o ex-presidente pediu que a petista mantenha a agenda de viagens pelo país, principalmente para o Nordeste, reduto histórico de votos do PT, onde Dilma tem perdido apoio.

Nos últimos dias, a presidente fez um périplo de inaugurações e ventos com movimentos sociais, e passou por Roraima, Maranhão e Bahia. O giro pelo país é pouco comum em sua agenda oficial mas é estimulado por Lula, que defende que Dilma “saia do gabinete para não se tornar mais um elemento da crise”.

O ex-presidente, que também vai viajar pelo Brasil para recuperar a sua imagem e a do PT, abaladas com as investigações da Operação Lava Jato, esteve duas vezes em Brasília esta semana, onde participou da abertura da Marcha das Margaridas e de um evento sobre educação promovido pelo PT.

Na avaliação de Lula, Dilma precisa se aproximar mais dos movimentos sociais e intensificar o diálogo com o Congresso para evitar o agravamento da crise. Ele reconhece que o afastamento do PT de suas bases foi um dos grandes erros dos governos petistas, acentuado agora, na gestão da sucessora.  (Folha Online)