Blog de Jamildo – O Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil poderá ser operado por cerca de 60 instituições financeiras. Foi o que revelou o Ministro da Cidadania Ronaldo Vieira Bento, em entrevista à Voz do Brasil.
De acordo com o ministro, esse total de instituições já demonstrou interesse em aderir ao consignado junto ao Ministério. Segundo ele, os bancos estão em processo de habilitação para participar do programa.
Os bancos terão que se adequar às normas divulgadas pelo Ministério na portaria 816, publicada no dia 27 de setembro. Ainda segundo o ministro, os bancos passarão por um processo de triagem.
Ele afirmou que a Caixa Econômica Federal será um dos bancos que oferecerão o crédito para os beneficiários do programa social. “[As famílias] podem fazer o seu pré-cadastro, se habilitarem e a instituição financeira vai conceder o crédito consignado”, disse o ministro.
O Empréstimo do Auxílio Brasil já foi liberado?
Somente após a regulamentação das instituições financeiras, o Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil será liberado para a população.
Sendo assim, apesar de já ter sido regulamentado pelo Ministério da Cidadania, a nova modalidade de crédito ainda não está disponível para contratação por parte dos recebedores do Auxílio Brasil.
Quando vai sair o Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil?
A regulamentação divulgada pelo Ministério da Cidadania não determina data para liberação do dinheiro à população. Por isso, não há previsão concreta para que se possa fazer o empréstimo.
Especialistas apontam que o valor pode estar disponível ainda na primeira quinzena de outubro, o que poderia gerar votos para o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno das Eleições.
Segundo especialistas, usuários que optarem por receber o crédito pela Caixa Econômica Federal poderão visualizar a opção no Caixa Tem. O pagamento também seria liberado diretamente pelo app.
Outros grandes bancos, como Bradesco, Itaú e Santander, já revelaram que não vão operar o crédito.