Por g1 Vale do Paraíba e Região – Estudante mais novo aprovado na história do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que fica em São José dos Campos (SP), Caio Temponi conta que mal pôde acreditar quando recebeu a notícia da aprovação na manhã desta quarta-feira (14).
O jovem recebeu uma ligação do reitor da instituição, Anderson Correia, falando sobre a aprovação em engenharia (veja o vídeo acima). De acordo com ele, esse momento jamais será esquecido.
“Saber que eu passei e que fui o mais novo da história a ser aprovado foi uma emoção absurda, muito grande. Estou muito feliz e realizado”, diz Caio.
Caio antecipou e concluiu o ensino médio, com isso, pode assumir a vaga. Apesar disso, ele disse ainda não saber se vai ingressar no ITA, isso porque também foi aprovado em direito em outra universidade e não decidiu qual curso vai seguir.
Aos 14 anos, estudante coleciona aprovações em vestibulares de medicina e deseja passar no ITA — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Caso opte pelo ITA, Caio já sabe que seguirá carreira como civil (não optante pela carreira militar), mas ainda terá que escolher entre a engenharia aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, computação ou aeroespacial, cursos que hoje são oferecidos pela instituição.
De acordo com o estudante, a aprovação é fruto de muito esforço. Ele explicar que sempre teve apreço pelos estudos e sempre pôde contar com a ajuda dos pais.
“Desde pequeno sou muito estudioso porque sempre gostei muito disso. Os meus pais me incentivaram desde cedo e eu peguei gosto. Devido muito a eles.”
‘Emoção absurda’, diz estudante de 14 anos que se tornou o mais novo a ser aprovado na história do ITA — Foto: Laurismara Temponi/Arquivo Pessoal
Outras conquistas
Natural de Três Rios (RJ) e morador de Fortaleza, Caio possui uma coleção de aprovações em diversas instituições de ensino sem sequer ter deixado as salas de aula da escola.
-
Passou em 1º lugar na Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF);
-
Foi aprovado em 1º lugar na Escola Preparatória administracao-em-universide Cadetes do Ar (Epcar), da Força Aérea Brasileira (FAB), na qual gabaritou a prova aos 12 anos;
-
Aos 13, foi aprovado em 1º em Administração na Universidade Estadual do Ceará (Uece);
-
Passou em 1º em Direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ);
-
Obteve o 1º lugar em Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA);
-
Passou em Medicina na Universidade de Fortaleza (Unifor) ainda com 13 anos.