Correio Braziliense – Wei Dongyi, um jovem de 30 anos, tem intrigado uma equipe de pesquisadores com PhD da China. Reconhecido como o novo gênio do momento, ele resolveu — em apenas uma noite — um problema matemático complexo que a equipe passou quatro meses tentando solucionar.
Professor-assistente de matemática na Universidade de Pequim, Dongyi ajudou a criar um complexo modelo matemático com precisão de 96% após o uso degênio, Pequim, matemática, problema suas equações. O chinês ganhou o apelido de “God Wei” (“Deus Wei”, em tradução livre) e ficou conhecido por ser admitido na instituição sem fazer o ‘Gaokao’, o vestibular do país, considerado um dos exames mais difíceis do mundo.
Por seus feitos, o jovem ganhou notoriedade no país e foi convidado para ajudar um grupo especialistas em matemática que passou cerca de 4 meses tentando resolver uma equação. Quando eles já consideravam a conta “indecifrável”, Wei forneceu a eles suas próprias fórmulas para a equação.
Ao aplicar o método do jovem, a equipe conquistou uma taxa de aprovação de 96%, segundo o jornal South China Morning Post.
Além de reconhecer a genialidade do rapaz e sua contribuição para a solução do problema, os cientistas quiseram homenageá-lo com um valor financeiro. Dongyi, porém, recusou o dinheiro. “É desnecessário me pagar por um problema tão fácil”, declarou o gênio Chinês.
Após a insistência dos pesquisadores para que Wei aceitasse o dinheiro, ele aceitou apenas que seu cartão de transporte fosse recarregado.
Fama pela genialidade
Essa não é a primeira vez que Wei Dongyi chama a atenção da imprensa e conquista admiradores em seu país pela inteligência e humildade. Além de driblar o ‘Gaokao’, que reúne 10 milhões de jovens para disputar 6,6 milhões de vagas, o jovem também foi condecorado com duas medalhas nas olimpíadas de matemática, quando ainda estava no ensino médio.
Além disso, segundo o jornal Shandong Business News, o jovem chinês também já recusou uma oferta de estudar na Universidade de Harvard como Ph.D., com isenção de língua inglesa e apoio de um intérprete.
Para Chen Dayue, reitor da Universidade de Pequim, onde o gênio se graduou em matemática e conquistou o título de PhD, não é uma surpresa que uma pessoa com o histórico e as capacidades de Wei possa resolver uma equação matemática considerada difícil, “pois ele é inteligente e muito focado em todos os projetos nos quais se envolve”.
Um Porta-voz da instituição informou que o jovem, além de humilde, é muito disciplinado e se dedica bastante aos estudos e trabalhos desenvolvidos na universidade, mas faz prefere um estilo de vida simples, sem comidas sofisticadas ou roupas caras.