O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Tomé Franca, esteve com o presidente do grupo Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, ontem (01/09). Durante o encontro, os dois assinaram um Termo de Cooperação Técnica para ampliação do programa Energia Cidadã no Estado. A iniciativa visa regularizar o abastecimento de energia elétrica nos municípios onde a Seduh venha a promover serviços de urbanização.
A parceria entre os órgãos facilita a ampliação do Energia Cidadã, oferecendo um serviço de qualidade aos pernambucanos e evitando acidentes como incêndios provocados por curto circuitos. “Muitas vezes, nós nos deparamos com áreas ocupadas de forma irregular e ligações feitas pela própria comunidade. Queremos regularizar a situação destas pessoas e levar eficiência energética para elas”, disse o Saulo Cabral.
À medida que regulariza as ligações elétricas, o programa também inclui o morador na Tarifa Social. “Isso também traz dignidade para as pessoas, pois, além de ter um fornecimento correto de energia, o cidadão tem ainda um comprovante de residência para buscar um crédito ou participar de outros programas sociais”, afirmou Tomé Franca.
A partir do Termo, a Seduh vai atuar como articuladora entre a Neoenergia e as prefeituras facilitando a eletrificação das cidades. “Com o trabalho de infraestrutura que a Seduh vem realizando nos municípios, fica mais fácil, por exemplo, a Neoenergia instalar um poste e a rede elétrica, porque se torna um conjunto de ações”, concluiu o secretário.
Participaram do encontro, a secretária executiva de Políticas de Urbanização de Pernambuco, Simone Osias; a superintendente comercial da Neoenergia, Érica Ferreira; e o gerente comercial da instituição, Rafael Motta.